quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Coroa de Porco Assado


Esta é a minha versão duma tradição na nossa casa e dos nossos Natais alentejanos.
Deturpei 'ligeiramente' a receita da m avó. Ela fazia com geleia de marmelo e folhas de louro.
Eu substitui-as por folhas de figueira :)
O Cognac tb fui eu, (suspeita de louca q sou por cognac) no lugar do brandy de maçã.
Espero q gostem.

Temperar um uma lombada de porco
(com os ossos das costeletas descarnados
como na foto)

esfregando-a bem com a seguinte pasta:
  • Banha q.b.
  • Sumo de Laranja
  • Geleia de frutos vermelhos (não usar geleia de morango)
  • Cognac (ou brandy de maçã)
  • Cravinho moido (cerca de 1 colh. chá é o suficiente)
  • Folhas de figueira partidas
  • Colorau (1 colh. sopa rasa)
  • Alho pisado
  • Sal e pimenta q.b.

Deixar repousar durante a noite.

Aqucer o forno a lume médio. Colocar o entrecosto enrolado em feitio de coroa com os ossos p cima. Amarrar para não se abrir durante a cozedura. Embrulhar os ossos expostos em bocadinhos de papel de aluminio para não queimarem.

Enquanto assa, convém ir regando com os sucos q vai deixando para não secar.

Quando estiver assado, aumentar o lume e retirar as pratas para corar. Pincelar com manteiga misturada com geleia. Deixar mais uns 5 minutos. Atenção para q a manteiga não queime. A manteiga vai dar continuidade ao brilho na carne.

Servir quente. Bem decorado faz um lindo centro na mesa de Natal.

Boas Festas.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Trança de Natal



(SIMPLES, FÁCIL, E.... SABOROSO)

8 ovos
2kg de farinha
650gr de açúcar
uma pitada de sal(+/- 20gr)
40gr de fermento(pó) padeiro(desfaz-se em 1/2 litro de leite à temperatura ambiente)
100gr de manteiga amolecida
250gr de frutos secos
(demolham-se em um pouco de vinho do porto e no momento de serem usados escorrem-se)
Caso gostem, 150gr de frutas cristalizadas (demolhadas em vinho do porto,escorrer no momento da utilização e passar por um pouco de farinha para não ficarem no fundo do bolo,mas dispersas pelo mesmo)
2 gemas de ovos para pincelar o mesmo quando for para o forno

Faz-se como qualquer bolo (manteiga e o açúcar bem batidos,acrescentar aos poucos a farinha, os ovos (1 a 1), o sal e o leite com o fermento.
Amassar bem, acrescentar os frutos.
Deixar 1/2 hora em descanso (cobrir o recipiente)
Forno pré-aquecido

Forrar e untar muito bem um tabuleiro separar a massa em 3 partes,fazer 3 rolos ,entraçar esses rolos. Pincelar com as referidas gemas

Se preferir pode enfeitar com fruta cristalizada ou frutos secos,mas apenas quando o bolo estiver levemente cozido(para não queimarem)


Boa sorte! e bom apetite :)


Receita da Regina Cardoso

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mexilhóes de Cebolada


3 cebolas
3 tomates grandes
3 dentes de alho
1 dl de azeite
sal e pimenta
piri-piri

Raspe os mexilhões, tire-lhes as barbas e lave-os. Corte as cebolas, o tomate e os dentes de alho em rodelas e leve ao lume com o azeite. Introduza os mexilhões e tempere com sal, pimenta e piripiri.
Sobre o lume vivo, deixe abrir os mexilhões.
Reduza o calor, tape e deixe cozer a cebola e o tomate, sacudindo o tacho de vez em quando.
Rectifique o sal. Querendo, pode, já no fim, borrifar com um pouco de vinho branco.

Receita da Lina Luz Fialho

domingo, 4 de dezembro de 2011

Mais bolinhos...


da Rosa Aires :)

Velinhas de Natal...


...uns toques especiais para a mesa da Consoada super fáceis de fazer :)

O Diospiro


ou Caqui.

Natural da China.
Tem inúmeras variedades. Com e sem sementes (paternocárpios). Os frutos com mais sementes são os mais doces,menos taninosos(menos adstringentes,menos ásperos. Estes, pertencem ao grupo Shibugaki). As cascas deste fruto podem ter as seguintes cores:amarelo-claro/escuro, laranja,vermelho,roxo-claro/escuro.
Tem alto valor calórico e em determinados desportos faz parte da "dieta" dos desportistas (100gr de fruta= 65cal)
Rico em vitaminas:A e C Possui: Cácio,ferro e proteínas. Considerado alcalizante e antioxidante Utilizado no tratamento de stress,diarreias,distúrbios estomacais,de anemias,infecções urinárias e prostatites, tuberculose.....
Na culinária são usados para compotas, como acompanhantes de carnes assadas,bolos,sumos cristalizados.
por Regina Cardoso

Feijoada de Búzios


Ingredientes (4 pessoas):

600 g de miolos de búzios
500 g de feijão vermelho ou catarino

500 g de tomates frescos

1 pimento verde
1 ramo de salsa

1 folha de louro

2 dentes de alho
100 g de cebolas

1 dl de azeite

sal e pimenta q.b.

piripiri

Num recipiente ponha o feijão a demolhar em água fria, com uma antecedência de 12 horas, em relação à sua utilização. Depois de demolhado, lave-o e ponha a cozer, num tacho em água fria. Parta os búzios em cru e retire os miolos. Em seguida, coza os miolos obtidos em água e sal, cerca de 45 a 60 minutos. Depois de cozidos, retire para uma vasilha e deixe arrefecer. Corte em pedaços. Num tacho, à parte, refogue, em azeite, o alho e a cebola picados finos, junte a folha de louro e o ramo de salsa e deixe alourar. Em seguida, adicione o pimento, depois de limpo de pevides e lavado, cortado em dados pequenos. Entretanto, tire o pé aos tomates, escalde-os em água a ferver, para mais facilmente tirar a pele e as pevides. Pique os tomates e ponha-os no refogado. Deixe apurar.

Junte os pedaços de búzio e tempere com sal, pimenta e piripiri. Adicione o feijão já cozido e parte do líquido da sua cozedura e leve a ferver até apurar.

Sugestão: Aconselha-se o uso de búzios médios, nesta confecção. Eventualmente poderão os búzios ser cozidos e depois partidos.

Receita de Lina Luz Fialho

Tronco de Natal



• 5 ovos inteiros
• 5 gemas
• 180 g de açúcar
• 115 g de farinha

• 1 a 2 gotas de essência de baunilha

Bata os ovos inteiros com as gemas, até que se encontrem em espuma. Adicione aos poucos o açúcar, sem parar de bater. Junte as gotas de essência de baunilha e, por fim, peneire a farinha e envolva-a no preparado. Verta para um tabuleiro untado e forrado com papel vegetal, igualmente untado, e leve ao forno, preaquecido a 200°, durante cerca de 10 a 15 minutos. Retire do forno, desenforme sobre uma superfície polvilhada com açúcar e deixe arrefecer. Entretanto, prepare o creme pasteleiro. Leve ao lume 1 1 de leite com 1 vagem de baunilha aberta ao meio, até levantar fervura. Envolva 2 colheres (de sopa) de farinha maisena em 360 g de açúcar e junte 8 ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Corte 100 g de manteiga em pedacinhos e junte-a ao preparado. Por último, verta o leite em fio, mexendo sempre. Retire a vagem de baunilha e leve tudo a lume brando, mexendo sempre até engrossar, e sem deixar levantar fervura. Retire do lume e continue a mexer até arrefecer um pouco. Em seguida, barre a massa com este creme, enrole e apare as pontas. De uma das extremidades da torta, corte dois pedaços, para fazer as hastes.

Confeccione o creme de manteiga achocolatado: Na batedeira eléctrica, bata 500 g de manteiga até obter um creme homogéneo e junte-lhe 2 gotas de essência de baunilha. Entretanto, leve 400 g de açúcar ao lume com 1,5 dl de água e deixe ferver até obter ponto de pérola. Bata as claras de 8 ovos em castelo e, sem desligar a máquina, junte a calda em fio. Continue a bater até arrefecer. Junte 100 g de chocolate derretido e este merengue à manteiga, envolvendo suavemente. Monte o tronco, cubra-o com creme de manteiga achocolatado e polvilhe com chocolate em lascas. Barre as extremidades com creme pasteleiro e decore a gosto. Eu costumo fazer uns cogumelos pequeninos com massa-pão (pasta de amêndoa), ou com merengue, e coloco umas agunhas de pinheiro. Depois polvilho tudo com açucar em pó para imitar a neve :)

Os olhos comem mesmo! Aqui ficam uns exemplos bem bonitos...

Filhoses, ou Filhós...como queiram... lol (I stand corrected)


• 1 kg de farinha
• 8 a 10 ovos
• 2 colheres de chá de fermento
• 1 copa de aguardente (pequeno)
• 1/2 chávena de leite
• 1 pitada de sal
• Azeite



Coloque a farinha num alguidar e o fermento no meio da farinha com a pitada de sal. Comece a amassar com as mãos, em seguida deite a aguardente e o leite. Continuando a amassar, deitam-se os ovos, um a um, lentamente. Quando estiver tudo envolvido, trabalhe bem a massa molhando as mãos em azeite até a massa se despegar do alguidar. Continue a amassar durante dois minutos. Deixe levedar durante duas horas.

Faça pequenas bolas de massa e por fim ponha a fritar. No fim polvilhe as filhós com açúcar e canela.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Decoração de Bolos


A Maria João Oliveira dá workshops de decoração de bolos! Toca a apoiar, porque os olhos tb comem... no m caso até comem demais :p

Designer Cake :)


Mai nada!!!

Bolo de Abóbora e Nozes


Abóbora (cozida): 500 g Farinha: 400 g Açúcar: 100 g
Miolo de noz: 130 g
Ovos: 5
Óleo: 2 dl
Canela: 1 c/c

Ligue ou acenda o forno a 180ºC. Unte e polvilhe de farinha uma forma de bolo inglês. Pique a abóbora na 1,2,3. Num recipiente fundo, bata os ovos com o óleo, junte a polpa de abóbora e misture bem. Aos poucos vá adicionando a farinha, o açúcar e a canela. Bata bem a massa e no final adicione as nozes. Leve ao forno cerca de 45 minutos.

Receita cedida por Raquel Pardal

Isto sim. é classe :)





O Pedro Dias fez-nos mais uma surpresa :) Categoriiiiiia.....

compadri...


tan sempre inventando coisas levadas da breca! Atan agora nan querem lá veri qaté o chocolates tan sabendo a azete... modernices é o kê digo... foram lá aqueles sinhoris da Epicuri ou lá como se chama.... :) mas lá ké bom, éi....

Bolo de Abóbora


Manteiga q.b. para untar
100 g de nozes
250 g de abóbora limpa e cortada em pedaços
4 ovos
150 g de açúcar
75 g óleo de girassol
1/2 c. de chá de canela
200 g de farinha para bolos
1 c. de chá de fermento em pó p/ bolos
1/2 c. chá de bicabornato
1 pitada de sal

Para a cobertura:
220 g açúcar
1 clara de ovo
1 c. chá de sumo de limão
8-10 gotas corante laranja
50 g chocolate para derretido para decorar
Acessórios

1 - Pré-aqueça o forno a 180º
2 - Unte com manteiga uma forma redonda de 24cm e reserve.
3 - Coloque as nozes no copo e pique 3 seg/ vel 5. Retire e reserve.
4 - Coloque no copo a abóbora e programe 30 seg/vel
5. Com a ajuda da espátula baixe os resíduos que ficaram nas paredes do copo. 5 - Incorpore os ovos, o açúcar, o óleo, a canela e programe 15 seg/ vel
6. - Junte a farinha, o fermento, o bicabornato, o sal e programe 4 seg/ vel 3. Junte as nozes reservadas e envolva com a espátula.
7 - Coloque o preparado na forma pré-untada e leve ao forno duante 50 minutos. Desenforme o bolo para uma grade e quando estiver frio coloque-o num prato de bolos.

Preparação da cobertura
1 - Com o copo limpo e seco, insira o açúcar e pulverize 15 seg/ vel 9.
2 - Adicione os restantes ingredientes e programe 10 seg/ Vel 6. Verta o preparado sobre o bolo e espalhe a cobertura com uma espátula molhada em água quente por forma a cobrir todo o bolo. Deixe secar durante 2 horas
3 - Coloque o chocolate derretido dentro de um saco de pasteleiro e decore o bolo imitando os olhos, o nariz e a boca.

Receita cedida por Raquel Pardal

Para obter este efeito de bolo montado, precisará de uma forma meia lua em feitio de abóbora onde se cozem duas metades, unindo-as depois com recheio de creme e c a cobertura. Óptima ideia para o Halloween dos miúdos :)

Harlequin Chicken Jaquard


É assim q se chama. Vamos lá a chamar as coisas pelos nomes :p
Não me perguntem os ingredientes, mas o xadrês parece-me de chocolates preto e branco... Simplesmente achei q valia a pena por aqui mais este trabalho de arte :)
Jantar temático anyone?

Tarte de Avelã


Comecemos por fazer uma calda de açucar com 200 gr de açucar, deixar arrefecer, e juntar 200 gr de avelãs moidas o côco e 4 gemas de ovo e 1 colher de maisena à calda, levar novamente ao lume a engrossar. colocara por cima da base que se colocou numa tarteira, untada com manteiga, cobre-se com as amendoas em laminas e as babanas as rodelas, leva-se ao lume ate a base cozer e ganhar cor. Retira-se no final de frio pincela-se com gel de brilho... e bon apetit

Foi a Rosa Aires q fez :)

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Tarte de Abóbora / Tarte de Batata Doce



Esta receita é super fácil e uma das grandes tradições Americanas em época de Halloween ou Thanksgiving, podendo substituir-se a abóbora por batata doce, e aí outra tradição da mesma época :) e não leva açúcar :)
  • 500gr de abóbora OU de batata doce cozida e bem escorrida
  • 1 lata de leite condensado adocicado
  • 2 ovos
  • 1 colh. sobremesa de baunilha líquida (não usar essências)
  • Pitada de canela em pó
  • 1 colh. chá rasa de gingibre moido
  • 1 colh. chá rasa noz moscada ralada
  • 1 colh. chá rasa de sal
  • 1 colh. café rasa de allspice
  • 1 colh. café rasa de cravinho moido
  • Massa quebrada q.b.

Pre-aquecer o forno a 235 graus.

Depois é só misturar todos os ingredientes e deitar na forma de tarte forrada com a massa.
Cozer no forno durante 15 minutos.
Baixar o forno para 170 graus e continuar a cozedura durante mais 40 minutos.

Testar o recheio com uma faca. Se sair limpa, está pronta, senão cozer durante mais uns 5 minutos.

Após retirada do forno, deixar arrefecer. Se o recheio cair um pouco não faz mal, é assim mesmo.

Bon Apetit :)

Doce de Côco


Num tacho misture o leite de coco e o côco ralado e juntar o açucar, enquanto aquece junte o scravos da india e deixe ferver 5 minutos em lume brando, retire do lume e deixe arrefecer.
Bata as gemas e acrescente ao preparado anterior, ainda morno e mexendo sempre.
Cozinhe novamente em lume brando, mexendo mais 5 minutos, retire os cravos da india e junte as passas e o sumo de lima.

Deixe arrefecer totalmente, coloque no congelador em taças individuais 1 hora, decore com folhas de hortelã..
Receita Columbiana cedida por Rosa Aires

Sopa Indiana de Batata e Ervilhas (Dal Fry)

O uso de garam masala, malagueta, cominhos e coentros confere a esta sopa um aroma ligeiramente picante e bem condimentada.

2 C/S Oleo vegetal
225g batata farinhenta, cortada em cubos
1 cebola grande, picada
2 dented de alho, esmagados
1 C/C de garam masala
1 C/C de conetros em po
1 C/C cominhos em po
850 ml caldo de legumes
1 malagueta vermelha, picada
100g de ervilhas (Frescas, congeladas ou enlatadas)
4 C/S de Iogurte natural
sal e pimenta Q.B
Coentros, picados para guarnecer
Pão aquecido, para servir (se tiver Chapati, melhor)

Aqueca o oleo vegetal numa grande panela. Junte as batatas, a cebola e o alho e salteie em lume brando, mexendo constantemente, durante 1 minuto. Adicione o garam masala, os coentros em po e os cominhos em po e cozinhe, mexendo constantemente, durante 1 minuto. Acrescente o caldo de legumes e a malagueta vermelha e deixe a mistura ferver. Baixe o Lume, tape a panela e cozinhe durante 20 minutos ate as batatas se comecarem a desfazer. Junte as ervilhas e cozinhe durante mais 5 minutos. Incorpore o iogurte e tempere a gosto com sal e pimenta. Deite em tigelas de sopa aquecidas, guarneca com coentros frescos picados e sirva quente com pao aquecido.

Para obter uma sopa ligeiramente menos picante, retire as sementes a malagueta antes de a juntar a sopa. Lave sempre as maos depois de manusear malaguetas, ja que contem oleos volateis capazes de irritar a pele e de fazer arder os olhos se tocar no rosto.

Receita da Raquel Pardal

Jambalaya de Legumes

75 g de arroz integral (Basmati)
2 C/S de azeite
2 dentes de alho, esmagados
1 cebola vermelha, cortada em oito

1 beringela, cortada em cubos

1 pimento verde, cortado em cubos

6 maçarocas de milho bebes, cortadas ao meio longitudinalmente

50 g de ervilhas (frescas, ou congeladas)

100 g de pequenos floriculos de broculos

120 ml de caldo de legumes

225 g de tomate (frescos ou enlatados), picado

1 C/S de concentrado de tomate
1 C/C de temperos crioulos

1/2 C/C de flocos de chili

sal e pimenta Q.B


Coza o arros numa grande panela com agua a ferver com sal durante 20 minutos ate estar bem cozido. Escorra. Enxague-o com agua a ferver, voltando a escorrer e reserve. Aqueca o azeite numa frigideira de fundo pesado e refogue o alho e a cebola, mexendo constatemente, durante 2-3 minutos. Adicione a beringela, o pimento, o milho, as ervilhas e os broculos a frigideira e cozinhe, mexendo ocasionalmente, durante 2-3 minutos. Junte o caldo de legumes e o tomate enlatado, o concentrado de tomate, os temperos crioulos e os flocos de chili. Tempere a gosto e cozinhe em lume brando durante 15-20 minutos, ate os legumes estarem tenros.

Envolva o arroz na mistura de legumes e cozinhe, mexendo bem, durante 3-4 minutos ou ate estar quente.

Transfira a Jambalaya de legumes para um prato de servir aquecido e sirva imediatamente.

As Jambalayas são pratos tradicionais da zona sul dos Estados Unidos da América, (Nova Orleãs) trazidos para lá com os povos oriundos de Africa.

Receita da Raquel Pardal

Massa de Arroz Thai

225g de massa de arroz seca
2 malaguetas vermelhas, sem sementes e picadas finamente
2 chalotas, finamente picadas
2 C/S de acucar
2 C/S agua de tamarindo
1 C/S de sumo de lima
2 C/S de molho de soja claro
1 C/S de oleo de sesamo
175g de toffu fumado, cortado em cubos
pimenta Q.B
2 C/S de amendoins tostados, picados, para guarnecer

Coza a massa de arroz de acordo com as instrucoes da embalagem ou mergulhe-a em agua a ferver durante 5 minutos. Triture as malaguetas juntamente com as chalotas, o acucar, a agua de tamarindo, o sumo de lima, o molho de soja e a pimenta a gosto. Aqueca os dois oleos juntos num wok previamente aquecido ou numa grande frigideira pesada em lume forte. Adicione o tofu e mexa durante 1 minuto. Junte a mistura de malagueta, deixe ferver e cozinhe, mexendo constatemente, durante 2 minutos ate engrossar. Escorra a massa e incorpore-as na mistura da malagueta. Use 2 colheres para a levantar e mexer ate deixar de fumengar. Sirva imediatamente, guarnecida com os amendoins.

Receita da Raquel Pardal

Massa Japonesa Salteada

225 g de massa de ovo Japonesa
2 C/S de oleo de milho
1 cebola vermelha, cortadas as rodelas
1 dente de alho, esmagado
500 g de mistura de cogumelos tais como shiitake, pleuroto e de chapeu castanho
350 g de bok choy
2 C/S de xerez doce
6 C/S de molho de soja
4 chalotas, cortadas as rodelas
1 C/S de sementes de sesamo, tostadas

Coloque a massa de ovo numa grande tigela. Deite por cima suficiente agua a ferver para a tapar e deixe de molho durante 10 minutos. Aqueca o oleo de milho num grande wok previamente aquecido. Junte a cebola vermelha e o alho ao wok e frite durante 2-3 minutos ate ficar macia. Adicione os cogumelos ao wok e frite durante 5 minutos ate os cogumelos ficarem macios. Escorra bem a massa japonesa e reserve. Acrescente a bok choy, as massas, o xerez doce e o molho de soja ao wok. Misture bem todos os ingredientes para que fiquem bem combinados e frite-os durante 2-3 minutos ate o liquido comecar a borbulhar. Transfira a massa com cogumelos para tigelas de servir aquecidas e polvilhe com as rodelas de chalota e as sementes de sesamo tostadas. Sirva de imediato.

Caso nao encontre os cogumelos em cima mencionados, caso contrario use os cogumelos mais comuns butão brancos.

Receita da Raquel Pardal

Tarte de Amoras


Ingredientes: 500gr Amoras 3 gemas de ovo 150 gr açucar
500ml leite
2 colheres sopa maisena
1 colher chá açucar baunilhado
25cl NECTAR DULCE PEDRO XIMÈNES
1 base de tarte massa quebrada

Preparação:
Aquecer o leite em lume brando com o açucar, à parte juntar a maisena com as gemas e o açucar baunilhado, desfazer a maisena ejuntar ao leite do lume.
Nunca deixar de mexer.

Pré aquecer o formo a 170º e forrar uma tarteira com a base.
quando o creme levantar começar a ficar cremoso, juntar o nectar e as amoras, e deixar +- 2 minutos.
Espalhar por cima da base da massa e levar ao lume,+- 20 a 30 minutos.
bon apetit...
Se quiserem em vez de juntar as amoras ao creme, coloca-las no final de o creme sair do forno por cima da tarte e espalhar gel de brilho por cima.
Eu desta vez fiz assim nao me apeteceu ter muito trabalho. lol

Receita da Rosa Aires

Camarão com Leite de Côco


‎800 gr camarão, 100 gr tomate pelado, 6 dl leite de côco, 1dl azeite, 4 gr açafrão, 1cl vinho branco, 1 cebola, sal e malagueta: Leve um tacho ao lume com o azeite e a cebola até alourar junte o tomate, em cubos e deixe cozer ate desfazer. Dilua o açafrão em rama num pouco de vinho quente. Adicione o leite de côco misturado com o açafrão, a malagueta e o sal, deixe ferver em lume brando 15 minutos, junte o camarão e deixe ferver mais 3 minutos. sirva acompanhado com arroz branco.

Receita moçambicana da Rosa Aires. Parece-me mto bem Rosa :)

domingo, 13 de novembro de 2011

Outra obra de Arte do Pedro Dias :)

CHÁ DE LIMÃO E GENGIBRE/YUZA CHA(Coreia)


6 chávenas de água
1 gengibre cortado em fatias muito fininhas(cortadas na hora)
2 limões cortados em tiras/fatias com cêrca de 0,5 cm
Açúcar - a gosto

Colocar os limões numa vasilha de vidro,salpicados com açúcar.... Deixar repousar uma semana.(Guardar o suco que fica pois vai ser usado na hora de servir o chá!)

Tratamos o gengibre (após os limões terem "repousado") do seguinte modo:
Colocamos as fatias numa panela com a água mencionada e deixa-se ferver....Coar guardando essa água num bule para ser usado em cada recipiente...
Na hora de servir,colocar na xícara,chavena,caneca,uma fatia do tal limão assim comoum pouco do tal suco.
Servir bem quente.
Óptimo para emagrecer e para as gripes :)


Sugere-nos a Regina Cardoso

Tarteletes de Queijo Feta (Bruschetta)




Estes invólucros de pão estaladiço, recheados com tomate as rodelas, queijo Feta, azeitonas pretas e ovos de codorniz sao fáceis de fazer e tem um sabor delicioso.
Apresenta-se como Entrada.





Ingredientes:

8 fatias de pão de largura media

125g de manteiga, derretida

125g de queijo Feta, cortado em pequenos cubos
4 Tomates-cereja, cortados em gomos

8 azeitonas pretas ou verdes, sem caroco e cortadas ao meio

8 ovos de codorniz, bem cozidos
2 C/S de azeite

1 C/S de vinagre de vinho

1 C/C de mostarda em grão
pitada de açúcar refinado
sal e pimenta Q.B

ramos de salsa, para guarnecer


Preparação:
Retire a codea do pão. Corte o pão em quadrados e achate cada pedaco com um rolo da massa. Barre o pão com manteiga derretida e disponha-os em formas de queques. Coloque, pressionando, um pedaco de folha de aluminio amarrotado em cada involucro de pão para que fiquem bem presos. Coza em forno previamente aquecido, a 190 C, durante 10 minutos ate ficarem estaladicos e alourados. Entretanto, misture o queijo feta, o tomate e as azeitonas. Descasque os ovos e corte-os em quartos. Junte o azeite, o vinagre, a mostarda e o acucar. Tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Retire os involucros de pão do forno e retire a folha de aluminio. Deixe arrefecer. Mesmo antes de servir, recheie os involucros de pão com a mistura de queijo e tomate.
Coloque os ovos por cima e regue com o molho.

Guarneça com raminhos de salsa.


Receita da Raquel Pardal

Como assar o perfeito Perú

Evite cometer erros:
  • Se for congelado, permitir q descongele na totalidade - Se descongelar em água fria, permitir 1 hora por cada kilo do peso do perú. Se descongelar no frigorífico, permitir 1 dia por cada 2 kilos. Nunca descongelar a temperatura ambiente.
  • Retire os miúdos - Lave-os, e coloque de parte para o recheio.
  • Nunca rechear antes de o assar - Interfere e complica com o sucesso da assadura. Rechei-o a 2/3 do tempo de forno.

Adicione paladar:

Perú é uma carne branca q recebe muito bem aromas adicionais. Pode fazer isto de várias maneiras. Adicionando os aromas com liquidos, ajuda as probabilidades do peito sair tenrinho e húmido, sem q fique seco e sem graça. Pode injectar o pássaro com uma mistura de manteiga derretida, água e mel. Existem seringas próprias para este fim. Pode ainda usar o método de demolhar o perú em água com açúcar onde se adicionam especiarias. Se optar por este último método, deixar numa panela no frigorífico durante a noite. Pode ainda simplesmente untar o bicho com uma papa de manteiga, alho, sal e especiarias a gosto.

Confira a receita.

Não cozinhe o perú demasiado:

A boa notícia é q não temos q cozinhar o perú durante tanto tempo quanto as nossas mães faziam. Em 2006, a USDA emitiu uma regulamentação para o tempo necessário de se cozinharem aves, relativamente à eliminação de bactérias. De acordo com as novas directrizes, o perú deverá atingir uma temperatura de 74 grausC.

O peito coze mto mais rapidamente q as coxas ou as pernas. Cuidado com isto. A maneira mais comum de o evitarmos é o método q já todos conhecemos de o proteger com papel de alumínio, mas há outros. Aumentando a temperatura do forno antes de metermos o perú lá dentro ajuda a selar os sucos naturais do bicho pois a pele tranca os poros evitando assim q saiam os sucos do animal (163 grausC) de meia a uma hora.

Truques necessários:

A monitorização da temperatura do pássaro deve ser fácil. Assim, coloque um termómetro de forno na parte mais rija do bicho - a coxa, enquanto crua, e longe do osso. É nesta parte q se determina a cozedura do perú. Depois retire o perú do forno quando estiver uns 3 a 5 graus antes da temperatura desejada, pois continuará a cozinhar enquanto 'descansa'. Deixe o perú reppousar 20 a 25 minutos para q os sucos se distribuam igualmente pela carne, antes de o cortar.

Uma dica para q fique com um aspecto dourado e brilhante e com uma pele estaladiça - pincelar o perú de vez em quando durante a cozedura, com uma mistura de manteiga derretida, água e mel.

E prontos. Com algumas ervinhas aromáticas, um termómetro de confiança, e um plano para não secar o peito, você conseguirá assar o perú perfeito todas as vezes. Lembre-se apenas de dizer a toda a gente q foi um esforço tremendo, para q alguém tenha pena de si e vá limpar a cozinha... lol.

Bom apetite e boas festas :)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Outra obra de arte...


...mais uma vez da nossa Rosa Aires :) Lindo, não é?

Mousse de Castanhas


Neste dia de S. Martinho tão especial q é o de 11-11-11, a Noémita Mita deu-nos a receita do docinho q a filhota dela levou p'ra escola :)

800 g de castanhas
300g de açucar integral
8 ovos

sal

Cozer as castanhas (deixar um dedo de água acima do nível das castanhas). Escorrer bem. Com a picadora picá-las muito bem, coloca-se um pouquinho de água da sua cozedura, para que o puré não fique tão grosso. Separar as claras das gemas Juntar ao açucar as gemas, mexer bem, juntar tudo ao puré das castanhas, para que as gemas cozam.

Retirar do lume, esperar que arrefeça. Quando o puré estiver frio: Bater as claras em castelo bem firme Colocar na taça que se vai servir todo o puré frio juntando as claras sem castelo. Colocar no frigorífico Para finalizar tostar um pouco 2 castanhas, e ralá-las. Na hora de servir a mousse colocar por cima as castanhas raladas.

É um doce diferente.

Foi o doce que a princesa aborboletada levou hoje para a escolita....
O meu contributo para este dia 11/11/11 - Dia de S. Martinho

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

sobre Molhos

Na Roma antiga o único molho conhecido era o SALSUS, extremamente salgado e era usado para dar gosto a carnes.

No sec. XVI, quando Catarina de Médicis casou com o rei Henrique II de França, trouxe não só um grande dote, como uma colecção de receitas gastronómicas em que os molhos imperavam.

Um novo e rico conceito gastronómico, nasceu e os molhos ocuparam um lugar de requinte dignos de irem "à mesa de reis"

A base dos molhos era o "ROUX",ou seja, um refogado de manteiga com farinha.(Fácil de engrumar e só os bons e experimentados mestre o faziam dignamente) Diversificavam com ervas e outros ingredientes e de acordo com o prato (peixe/carne/legumes).


Per
maneceu por longos anos como "O Molho dos Molhos"

...........................................................................................................................
BASE PARA MOLHOS
Claros:

5l de caldo de galinha

200gr de cenouras (lavadas cortadas em pedaços)
200gr de alho-porro (proceder como com as cenouras)
200gr de cebola (igualmente)
200gr de aipo (igualmente)

1-Pôr tudo numa panela e cozer. Deixar reduzir até se obter 1litro.
Adicionam-se então " DENTES DE ALHO" (descascados e pisados) e tempera-se com sal
2- Derreter 50gr de manteiga ou margarina num tacho,em que se incorporam 60gr de farinha de trigo.
Cobrir com o caldo e deixar cozer durante uns instantes
Passar pelo passador.
3-Acrescentar 500ml de natas. Temperar com sal,se necessário,pimenta e uma pitada de noz-moscada acabada de ralar.

OBS: dá para 4/5 pessoas

Assim nos elucidou a Regina Cardoso

Parabéns






o João Trolha fez anos :)
e a Regina Cardoso fez-lhe um bolinho :p

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Guisado de S. Martinho

Azeite
Castanhas
Cogumelos selvagens(cautela!)bem lavados e cortados como entender
Grão-de-bico já cozido
Entremeada de porco cortada (na vertical) às tiras e sem pele
Pimento aos bocados ou tiras (facultativo)
Cebola e alho picadinhos
1 folhinha de louro sem o veio principal
Sal
Malagueta
Cerveja
Tudo qb

Fazer um bom refogado (como é habitual, não tem qualquer ordem, neste caso)com o azeite cebola, alho, pimento, louro, mala
gueta.

Alourada a cebola, juntar a entremeada.
Deixar ganhar cor, juntar um pouco de cerveja e as castanhas.
Logo que estas estejam cozidas no meio é altura de colocar o sal, o grão-de-bico e os cogumelos.
Mais dez minutinhos de cozimento e está pronto a servir:
Se tiver e gostar, no prato de cada um, colocar uma boa fatia de boroa/broa e colocar por cima destas, o guisado .
Há quem use, a acompanhar este prato, um arroz branco ou de manteiga


Receita da Regina Cardoso

Ma'amoul


Doce tradicional árabe

2 cháv. farinha
1 cháv. semolina
100gr. manteiga c/ sal
1/2 colh. sobremesa de allspice
1 colh. café de água de flor de laranjeira
2 colh. sopa de açúcar
1/4 cháv. de nozes ou pistachios picados
Açúcar em pó para enfeitar
2 colh. sopa de leite



Aquecer o forno a 350.
Numa tigela misturar a farinha coma a semolina. Noutra tigela bater a manteiga durante uns 20 minutos. Deitar a mistura da farinha lentamente misturando sempre. Juntar o leite, allspice e água de laranjeira. Enrolar a massa em 12 bocadinhos.

Noutra tigela misturar as nozes picadas com o açúcar.

Com os dedos 'cavar' um boraco no centro de cada bocadinho de massa. Encher com as nozes picadas e enrolar novamente a massa por cima de modo a tapar o recheio.

Cozer no forno 20 a 25 min. ou até estarem levemente corados. Enrolá-los em açúcar em pó enquanto quentes.

Cheesecake de Framboesa


1pc bolacha maria
40gr margarina,
leite qb
1pc natas
1 pc queijo philadelfia
3 folhas de gelatina neutra
6colheres de açucar
doce de framboesa
alguma framboesas

Esmagam-se as bolachas e mistura-se com a margarina derretida, e leite aos poucos, até obter uma mistura dura mas maleável, forrar o fundo de uma tarteira com o preparado, bater as natas juntar o queijo creme e o açucar e as folhas de gelatina derretidas. colocar por cima da bolacha e levar ao frio até ganhar consistência dura.

Na altura de servir colocar o doce de framboesa e enfeitar com as restantes framboesas....
bom proveito!

Receita de Rosa Aires

domingo, 6 de novembro de 2011

Favas Guisadas com Entrecosto


Ingredientes para 4 pessoas:

1,200kg de favas descascadas
750gr de entrecosto partido em pedaços
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1 folha de louro
1dl de vinho branco
3clh sopa polpa de tomate
1 raminho coentros
sal e pimenta q.b.



Depois das favas descascadas faça um refogado com o azeite, o alho, a cebola e a folha de louro. Logo que comece a alourar junte a carne e deixe suar mexendo de vez em quando. Junte o vinho branco e a polpa de tomate e deixe suar. Junte as favas, adicione sal e os coentros picados, cubra com áua e deixe cozer em lume brando até a carne e as favas estarem macias e apuradas.
Sirva com arroz branco.

Bom Apetite!

Receita cedida por Raquel Pardal (agradecimentos á pág. do FB - DESCOBRIR PORTUGAL)

Lenda de S. Martinho

Em tempo de castanhas, a Regina Cardoso nos deixa a lenda nesta tarde de Novembro :)

Martinho, nascido numa província romana (Sabária - hoje fazendo parte da Hungria) no ano 316/7 tornou-se um valente soldado.
Numa (Outubro) altura em que regressava a casa depois de muitos anos a combater, uma tremenda tempestade de neve, chuva, vento surgiu do nada... Nada o deteve e continuando caminho, ouviu um pedido de socorro.
Apeou-se e deparou com um vel
ho quase nu, morrendo com tanto frio
Com a espada, cortou metade da capa e embrulhou o mendigo.
De imediato, o tempo mudou. Um sol radioso e morno fez-se sentir.
Daí em diante ano após ano, por esta altura, há um tempo brando lembrando o Verão Assim se começou a apelidar este fenómeno: VERÃO DE S. MARTINHO

OBS. O dia da S. martinho é comemorado a 11 de Novembro porque foi o dia em que morreu como bispo de Tours

Lasagna de Camarão com Espinafres

FINALMENTE a tão esperada receita da Raquel Pardal :) Aqui está ela:

Ingredientes:
250 g de massa para lasanha
1 kg de camarão (Gamba) cinza fresco limpo
1Kg camarão medio cinza fresco limpo
1 kg de miolo de camarão
5 camarões graúdos, inteiros e com casca
Um pacote inteiro de Queijo Cottage
500 g queijo mozzarela
50 g queijo parmesão fresco
400 ml de molho de tomate
1 cebola picada
1kg Espinafres (congelado)
Azeite
Sal e pimenta q.b
Italian Season & Oregões
Coentros
3 dentes de alho
1 Caldo de camarão

Massa:
Primeiro cozinhe a massa em água fervente, com o tablete de caldo de camarão dissolvido, uma colher de azeite e sal à gosto. Cozinhe 4 a 6 peças de massa por vez em uma panela grande, para que não agarre. Ao retirar a massa cozida da panela, coloque a massa esticada em uma travessa, pirex ou bandeja, para manter ela inteira e separada. Ha quem comece com a massa primeiro no pirex, eu não, comeco com os camarões...

Coza os espinafres congelados dentro de uma agua ja a ferver com azeite, sal q.b e alho dentro dela. Antes de adicionar a Lasanha, certifique-se que espremeu bem os espinafres pra não ir com excesso de água.

Molho:
Após o camarão ser limpo, tempere somente com sal e 1/2 limão.

Doure a cebola e alho picadinho, prepare o molho de tomate, junto com o azeite, sal à gosto e ponha o camarão sem o caldo do limão. Cozinhe por 5 minutos. Adicione por fim q.b Italian Season e os Oregões, deixa apurar por mais 5 minutos.

Retire do lume:
Retire do molho 1/4 do camarão cozido com um pouco de molho e processe no processador de alimentos ou liquidificador. Não pique muito, apenas em pedaços do tamanho de um grão de arroz cozido. Após processado, coloque de volta à panela do molho e leve ao fogo por 1 minuto. Certifique que tenha bastante molho e que não esteja muito consistente.

Retire do lume:
Doure no azeite os cinco camarões inteiros e com casca, que serão utilizados na decoração, no final. Reserve.

Montagem:
Após a massa estar cozida e o molho estar pronto, siga a seguinte sequência: Coloque uma fina camada de molho na travessa, coloque os camarões inteiros nesta camada, com o molho e o camarão processado.

Coloque uma camada de massa.
Uma camada de queijo Mozarrela.
Uma de molho.
Outra camada de massa.
Uma de molho.
Uma camada de queijo Cottage.
Uma camada de queijo Mozarrela.
Outra camada de massa.

Quando tiver quase a chegar ao fim meta a camada de espinafres, por cima desta acaba com molho bechamel, queijo e povilhe com queijo Parmesão

Decoração:

Ponha o queijo parmesão fresco ralado por cima da lasanha já montada e decore com os camarões feitos no azeite, junto com um ramo pequeno de coentros ou salsa entre eles.

sábado, 5 de novembro de 2011

Arca Nova


Diz o Topogigio q é o indicado para acompanhar cabidela :)

Um pouco de risota a juntar à muita :)


Foi a Raquel quem os trouxe p mesa :D

...mais ditados populares...



'Olha que muito ferver, sabor perde'
'Toma caldo, vive em alto... ainda quente, viverás longamente'
'Caranguejo só é gordo em mês que não tem R'

pela Regina Cardoso

Falemos de Bananas :p


Origem-Sudeste Asiático
(Recentemente foram encontrados vestígios do seu cultivo/existência há 8000 anos AC nas terras altas da Nova Guiné; há historiadores que denunciam a sua existência na América Columbiana com o nome de Pacoba, mas não está confirmado.)
Os mercadores árabes levaram-na para a África.
Os portugueses e espanhóis difundiram-na pelas Américas
Na Madeira, o seu cultivo remonta ao sec.XVI embora, só no séc. passado(XX),
tivesse mais relevância.....
É um alimento completo: rico em fibras, potássio, vitaminas A e C.
São levemente radioativas. 75% de água e 25% de matéria seca


Obs:Esta foto, tirada do Google mostra o maior cacho (pseudocaule) de bananas,
do mundo (Cabinda-Angola)

Noticiário Regina Cardoso :)

Ovos Gratin


Ovos escalfados/escaldados em agua,sal e azeite. Retirados da cozedura, escorridos, colocados em pyrex com um fio de azeite, polvilhados com pimenta do reino, alecrim, queijo magro ralado e vão corar no forno ou microondas (pouco quentes)....

Uma óptima e rápida sugestão da Regina Cardoso

Bolinho Bolsa :)


Mais uma obra prima da nossa Rosa Aires.
Lindo, não está?