sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Lasagna Vegetariana


Esta Lasanha colorida e saborosa tem camadas de legumes em molho de tomate e beringelas, tudo coberto com um rico molho de queijo.

Ingredientes:

1 Beringela, cortadas as rodelas
3 C/S de azeite
2 dentes de alho, esmagados
1 cebola vermelha, cortada ao meio e as rodelas
3 pimentos mistos, sem sementes e cortados em cubos
225g de mistura de cogumelos, laminados
2 talos de aipo, as rodelas
1 courgette, cortada em cubos
1/2 C/C de piri-piri em po (Pra quem apreciar)
1/2 C/C de cominhos em po
2 tomates, picados
300 ml tomate em calda
2 C/S de manjericao, picado
8 folhas de lasanha verde, pre cozida
sal e pimenta Q.B

Molho de queijo;

2 C/S de manteiga ou Margarina (Eu utlizo de azeite)
1 C/S de farinha de trigo
150 ml caldo de legumes
300 ml de leite
75g de queijo cheddar, ralado
300g de queijo mozarella pra povilhar entre as camadas (Ha quem ponha as barrinhas que queijo em vez do ralado)
1 C/C de mostarda dijon
1 C/S de manjericao, picado
1 ovo batido

Preparacao:

Coloque as rodelas de beringela num passador, polvilhe com sal e reserve durante 20 minutos. Enxague com agua fria, escorra e reserve. Aqueca o azeite numa frigideira e salteie o alho e a cebola durante 1-2 minutos. Junte os pimentos, os cogumelos, o aipo e a courgette e cozinhe, mexendo constatemente, durante 3-4 minutos. Junte as especiarias e cozinhe durante 1 minuto. Adicione os tomates picados, a passada e o manjericao e tempere a gosto com sal e pimenta.

Para o molho, derreta a manteiga numa cacarola, junte a farinha e cozinhe durante 1 minuto. Retire do lume e adicione o caldo e o leite, voltando a colocar ao lume e acrescentando, metade do queijo e da mostarda. Deixe ferver, mexendo, ate engrossar. Junte o manjericao. Retire do Lume e incorpore o ovo.

Coloque no fundo a metade mistura de legumes, em cima coloque metade da lasanha numa assadeira, em seguida metade das beringelas. (Entre as camadas adiciono sempre queijo e um pouco do molho) Repita e com uma colher deite o molho de queijo em cima. Polvilhe com o restante queijo em cima e leve ao forno previamente aquecido, a 180c, durante 40 minutos. Sirva imediatamente.

Dica:
Na massa pre cozida o meu truque é agua a ferver numa panela larga dentro da agua sal, manteiga e fio de azeite, deixo a massa cair por uns segundos e retiro de seguida metendo directamente na assadeira (Pirex tambem uso fundo).

Esta receita é da Raquel Pardal

Sem comentários: