- Se for congelado, permitir q descongele na totalidade - Se descongelar em água fria, permitir 1 hora por cada kilo do peso do perú. Se descongelar no frigorífico, permitir 1 dia por cada 2 kilos. Nunca descongelar a temperatura ambiente.
- Retire os miúdos - Lave-os, e coloque de parte para o recheio.
- Nunca rechear antes de o assar - Interfere e complica com o sucesso da assadura. Rechei-o a 2/3 do tempo de forno.
Adicione paladar:
Perú é uma carne branca q recebe muito bem aromas adicionais. Pode fazer isto de várias maneiras. Adicionando os aromas com liquidos, ajuda as probabilidades do peito sair tenrinho e húmido, sem q fique seco e sem graça. Pode injectar o pássaro com uma mistura de manteiga derretida, água e mel. Existem seringas próprias para este fim. Pode ainda usar o método de demolhar o perú em água com açúcar onde se adicionam especiarias. Se optar por este último método, deixar numa panela no frigorífico durante a noite. Pode ainda simplesmente untar o bicho com uma papa de manteiga, alho, sal e especiarias a gosto.
Confira a receita.
Não cozinhe o perú demasiado:
A boa notícia é q não temos q cozinhar o perú durante tanto tempo quanto as nossas mães faziam. Em 2006, a USDA emitiu uma regulamentação para o tempo necessário de se cozinharem aves, relativamente à eliminação de bactérias. De acordo com as novas directrizes, o perú deverá atingir uma temperatura de 74 grausC.
O peito coze mto mais rapidamente q as coxas ou as pernas. Cuidado com isto. A maneira mais comum de o evitarmos é o método q já todos conhecemos de o proteger com papel de alumínio, mas há outros. Aumentando a temperatura do forno antes de metermos o perú lá dentro ajuda a selar os sucos naturais do bicho pois a pele tranca os poros evitando assim q saiam os sucos do animal (163 grausC) de meia a uma hora.
Truques necessários:
A monitorização da temperatura do pássaro deve ser fácil. Assim, coloque um termómetro de forno na parte mais rija do bicho - a coxa, enquanto crua, e longe do osso. É nesta parte q se determina a cozedura do perú. Depois retire o perú do forno quando estiver uns 3 a 5 graus antes da temperatura desejada, pois continuará a cozinhar enquanto 'descansa'. Deixe o perú reppousar 20 a 25 minutos para q os sucos se distribuam igualmente pela carne, antes de o cortar.
Uma dica para q fique com um aspecto dourado e brilhante e com uma pele estaladiça - pincelar o perú de vez em quando durante a cozedura, com uma mistura de manteiga derretida, água e mel.
E prontos. Com algumas ervinhas aromáticas, um termómetro de confiança, e um plano para não secar o peito, você conseguirá assar o perú perfeito todas as vezes. Lembre-se apenas de dizer a toda a gente q foi um esforço tremendo, para q alguém tenha pena de si e vá limpar a cozinha... lol.
Bom apetite e boas festas :)
Sem comentários:
Enviar um comentário