segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tarte de Mirtilos


Aquecer o forno a 230º.
Forrar uma forma de tarte com massa quebrada. Numa tigela misturam-se:
1 cháv de açucar granulado, 3 colh. sopa de açucar mascavado, 1 colh. chá de canela, tapioca instantânea, 6 cháv. de mirtilos frescos lavados, e sumo de meio limão. Deixar a macerar durante 1 hora. Rechear a tarte com a mistura. Cobrir com tiras da mesma massa quebrada entrelaçada e levar ao forno durante 30 a 40 minutos ou até a massa estar loira.

Desenformar apenas depois de frio.
Pode servir com uma bola de gelado de baunilha.

sábado, 23 de julho de 2011

Creme de Alho Francês



- 2 alhos-franceses
- 1 cebola grande
- 1,5 l de caldo de legumes
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 400 g de batatas
- 2 gemas
- 3 colheres (sopa) de leite gordo
- sal

Descascar, arranjar e lavar os legumes. Cortar os alhos-franceses em rodelas. Cortar a cebola e as batatas em cubos.

Aquecer a manteiga numa panela. Juntar as rodelas de alho-francês e os cubos de cebola. Cobrir com uma tampa e deixar estufar por 10-15 minutos.

Regar com o caldo de legumes quente e temperar com sal. Levar a ferver e adicionar os cubos de batata. Deixar cozer por 20 minutos.

Triturar a sopa fora do lume. Manter a sopa quente em lume muito brando.

Numa tigelinha, misturar as gemas com o leite e 1 concha de sopa. Incorporar o preparado à sopa fora do lume, mexendo delicadamente com uma vara de arames.

Distribuir a sopa por tigelas ou taças.
Refrigerar umas horas antes de servir. Enfeitar com 'argolinhas' de alho francês e servir.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Polvo à Lagareiro


1 Polvo

Batatas q.b.

Coentros q.b.

Sal, pimenta cayena, alhos, cebola, louro, azeite q.b.

Limpa-se muito bem o polvo e congela-se se este for fresco, caso seja um polvo congelado, descongela-se e limpa-se.

Coloca-se o polvo a cozer na panela de pressão uns 15 minutos com uma cebola inteira, pouca água e sal. (O polvo só demora a cozer o mesmo tempo que a cebola coze, quanto mais tempo estiver ao lume mais duro fica).

Quando tiver cozido retira-se e cortam-se as patas, reserve a água da cozedura.

Num tacho coloque as batatas (com casca de preferencia) uso as de olho de perdiz, e coza-as na água do polvo, juntando mais um pouco se esta for pouca, não coloque sal.

Aqueça o azeite com alhos inteiros, pode esburrachar um bocadinho os alhos para sair melhor o suco, coloque a cebola que cozeu com o polvo, o louro e a pimenta cayena (uma pitadinha pouquissima)

Num tabuleiro coloque o polvo no meio, as batatinhas com a casca á volta e o preparado do azeite por cima, coloque então os coentros por cima e vai ao forno 20/25 minutos.

Bom Apetite

Receita de Misa Coelho

Ovos Mexidos p'ra Meia-Noite


Fazer ovos mexidos perfeitos é fácil. O segredo está em batê-los bem antes de os cozinhar para incorporar a máxima quantidade de ar possível. O ar vai fazê-los fofinhos q nem nuvens. Outro erro comum é cozinhá-los demais. Os perfeitos ovos mexidos devem ficar fôfos e húmidos.
É assim:

  1. Numa tigela bater 8 ovos até ficarem amarelo-pálido.
  2. Numa frigideira de Teflon, derreter 2 colh. sopa de manteiga em lume medio-baixo.
  3. Juntar meia cháv. leite gordo aos ovos, temperar de sal e pimenta e bater tudo com força como se não houvesse amanhã... lol
  4. Logo q a manteiga esteja quente (mas não queimada), deitar os ovos. Não mexer durante 1 minuto, até o fundo começar a 'secar'
  5. Com uma espátula de borracha ('Salazar'), empurrar uma ponta para o centro da mistura ao mesmo tempo q se inclina a frigideira permitindo assim q o liquido escorra para baixo. repetir o processo todo à roda até não haver mais mistura líquida.
  6. Desligar o lume e continuar a mexer, dando volta aos ovos cuidadosamente até todas as partes cruas ficarem firmes, sem partir. Tente manter as partes o maior possivel. Se quiser misturar outros ingredientes, esta é a altura para fazê-lo. (ver nota abaixo)
  7. Transferir para uma travessa quando os ovos estiverem firmes, mas tb fôfos e húmidos. Ovos são mto delicados e continuarão a cozer mesmo depois de estarem na travessa.
Serve 4.
Saem sempre bem :) Não falha.

Nota - O céu é o limite para a imaginação dos alimentos adicionais. No entanto, e em nome da simplicidade, não se deve adicionar mais do q um ingrediente.
Por outro lado, as regras são feitas para serem quebradas :p


O Zé Luis diz q esta é p sobremesa, ou melhor, po 'dessert' :p


outra do Tomasinni Antonelli

uma musiquinha enviada pelo Tomassini... e de disco vinyl :p



e diz ele ainda:
Como tudo na vida, nao podemos ser adeptos de uma forma, seja de comida seja de música... tudo pode ser cozinhado e tudo pode ser ouvido... :) e se abrirmos as nossas fronteiras a isso, a musica "saboreia-se" melhor... ;)

Perna de borrego assada com molho de geleia de marmelo



Ingredientes

  • farinha maizena: 2 colher de chá
  • geleia de marmelo: 3 colheres (sopa)
  • Para o molho:

  • Pimenta: q.b.
  • Sal: q.b.
  • Azeite:
  • perna de borrego (com cerca de ,5 kg): 1
  • Para a Base:

  • caldo de carne: 1
  • Vinho branco: 1,5 dl

Prepare a perna de borrego. Coloque-a numa assadeira pincelando-a bem com azeite. Polvilhe-a com 1 colher de chá de pimenta, sal e ervas aromáticas, tomilho e alecrim. Acrescente um pouco mais de azeite. Leve a assar em forno bem quente, inicialmente, cerca de 20 minutos. Reduza o calor e mantenha o assado no forno mais 45 minutos. Vá regando com o molho e um pouco de vinho branco. Para o molho: Leve ao lume o caldo de carne aromatizado com o vinho branco. Deixe levantar fervura. Junte cuidadosamente a geleia de marmelo e vá mexendo até a geleia derreter. Dissolva a farinha maizena num pouco de água fria, para não encaroçar e acrescente ao preparado, sem deixar de mexer, até adquirir a consistência desejada. Depois de decorrido o tempo indicado para o assado, retire-o do forno. Coloque-o num prato largo de ir à mesa e regue com o molho bem quente. Caso não goste do sabor agridoce, pode confeccionar a perna de borrego como é descrita na receita, não fazendo o respectivo molho.

Acompanhar com batatinhas assadas no forno juntamente com a perna de borrego.

Receita cedida por Topogigio Gigio

Pernas de Frango com Queijo da Ilha


  • Frango: 8 pernas
  • Queijo da ilha: 250 g
  • Limão: 1/2
  • Natas: 3 colheres de sopa
  • Pão ralado: 2 colheres de sopa
  • Gengibre: 2 colheres de chá
  • Sal: 2 colheres de café

Lave e enxugue as pernas de frango. Regue com sumo de limão, gengibre e sal. Rale o queijo, misture com o pão ralado e junte-lhe as natas. Envolva as coxas de frango nesta mistura.


Coloque cada coxa de frango num tabuleiro e leve ao forno 20 minutos, mais 40 minutos só com grelhador. Sirva bem quente.

Sugestão de Topogigio Gigio

Muamba de Galinha


  • Galinha: 1
  • Tomates: 2
  • Cebola: 1
  • QuIabos: 1/2 kg
  • Dendém: 2 Copo
  • Dentes de alho: 3
  • Malagueta: 1
  • Limão: 1
  • Sal: q.b.

Corte a galinha em pedaços e tempere com sal, alho, limão e malagueta. Junte o tomate e a cebola cortados grosseiramente. Adicione o dendém e leve tudo ao lume brando, mexendo de vez em quando. Acrescente os quaibos e deixe cozer. Rectifique os temperos e está pronto a servir.

Sugestão do Topogigio Gigio


Bifes recheados de Perú com Uvas e molho Moscatel


  • Bagos de uvas brancas (tipo moscatel ou D. Maria): 150 g
  • Bifes de peru (bem finos): 4
  • Sal: q.b.
  • Pimenta preta de moinho: q.b.
  • Queijo mozzarella fresco: 1
  • Vaqueiro: 50 g
  • Caldo de carne Knorr: 1 Cubo
  • Vinho moscatel doce: 0,5 dl

Lave as uvas, abra-as ao meio, limpe-as de grainhas e reserve.

Tempere os bifes de peru com sal e pimenta moída na altura. Corte o queijo em fatias finas, recheie os bifes e prenda-os com palitos.

Derreta metade da Vaqueiro numa frigideira, aloure os bifes sobre lume forte de ambos os lados, regue com o moscatel e puxe fogo. Deixe a chama extinguir-se agitando a frigideira, adicione a restante Vaqueiro, o cubo de caldo de carne Knorr e os bagos de uva. Reduza o lume e deixe cozinhar a carne até estar tenra.

Sugestão do Topogigio Gigio

Prontus!!!(adorei a palavra...)Aqui está a música para acompanhar o café e digestivo...o tal de armagnac...LOL. É mais mexida porque o jantar foi certamente bem regado...LOL

diz o Zé Luis Oliveira




Servido pelo Zé Luis Oliveira a acompanhar um bife com batatas às rodelas :)

Soup Dragons :p




O Zé Luis Oliveira diz q isto se come com sopa de beterraba :p

e esta, hein???


Uvinhas cobertas com chocolate :)

Aconselha a Regina Cardoso como sugestão de alternativa aos morangos com chocolate :)

Temos aniversariante :))


1 beijinho mto grande para a mãe da MJoão Pinho q completa hoje 64 primaveras :)
Mtos parabéns João, de toda a 'equipa' CDM

Vieiras enroladas em Bacon

Lavam-se mto bem as vieiras, de tamanho razoável, e temperam-se com limão. Com fatias de bacon fumado, enrolam-se as vieiras, prendendo-as com um palito. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e assam em forno forte até estarem tostadinhas. Servir com um bom aperitivo. Voilá!! :)

Crepes Suzette Flambé

O Zé Luis Oliveira ofereceu esta à Patricia Fraga com uns moranguitos com Chocolate :)

Vamos enfeitar pratos exóticos com Frangipani :))


Diz a Regina Cardoso...

'A Isabel Artoholic, referiu esta Flor,num comentário. Conheço e gosto muito das flores do Franjipani ou Pluméria.... FRANGIPANI(Nome de uma família nobre italiana. Um dos seus membros inventou "pulmeria scented perfume" ou PLUMERIA( de Charles Plumier que deu a conhecer na Europa e a estudou) Por esse mundo fora há mais de 300 espécies,desde África,Américas e Ásia
Suas flores não têm néctar de modo que arranjaram um subterfúgio para atrairem algum insecto que ajudasse na polinização.
Durante a noite é que seu olor mais se faz sentir, atraindo uma espécie de mariposas nocturnas.
Há um ditado Hindu que diz:<>
Como a Isabel referiu os colares feitos com estas flores ....
Os""leis" são usados pelas mulheres para indicarem o seu status de relacionamento:
Uma flor usada na orelha direita=busca relacionamento::: Na esquerda= comprometida.
No Havai, é conhecida como MELIA
No folclore malaio o seu cheiro é associado a um vampiro(Pontianack)
É conhecida como Árvore do Templo,no Sri Lanka
Para os de Bangladesh está associado a funerais e morte
E por aí fora......'
OBS:O contacto da seiva com a pele e olhos,provoca irritação

apeteceu-me uma musiquinha tropical...



A Misa Coelho trouxe pescadinha cozida com feijão verde para a mesa do almoço :) Aqui discute-se o peixe, o preço dele e onde as melhores lotas do país o vendem :) Boa disposição numa 6a.feira de verão.

Um flambé 'sexy'


Toca a usar a imaginação... Parece-me q andam por aqui enchidos fumados com o ananás. Adicionava-lhes tb umas vieiras assadas e umas caudas de lagosta... :p A Regina Cardoso sugeriu a ideia dos figos, q me parece mto mto bem, e a Patricia Fraga, farinheira e/ou morcela... enfim, pode ser tudo o q nos apetecer. O q conta neste caso é principalmente q fique apetitoso aos olhos. Depois é pegar-lhe fogo com um bom brandy e enfeitar com uma frangipani :)

Tcharaaaaaan.... como diz a nossa Raquel Pardal :))

Cup de Vinho Branco


Conhaque-1 dose
Licor de tangerina-1 dose
Coraçau-1 dose
Frutas amarelas(ananás,manga e fisalis)cortadas aos bocados-qb
Laranja cortada às fatias,sem casca e sem a parte branca-1
Limão amarelo(com casca) cortado às fatias-1
Bom vinho branco e português- 1 garrafa
Colocar as 3 primeiras bebidas num jarro grande e levar ao frigorífico por 2 horas.
Retirar e adicionar as frutas assim como as fatias de laranja e de limão
Colocar gelo até metade da jarra.
Acrescentar o vinho
Mexer e servir
Opção: pode acrescentar casca de pepino

Uma receita da Regina Cardoso

Ananás 'Enrebuçado'


Um ananás arranjado e cortado em argolas. Numa frigideira baixa e larga derretem-se 3 colh. sopa de manteiga sem sal, com 3 colh. sopa açucar mascavado, e uma pitada de sal. Fica ao lume durante 2 a 3 minutos mexendo sempre. Juntam-se as rodelas de ananás e cozinham-se durante 1 a 2 minutos de cada lado, até começarem a ficar caramelizadas. Salpicar com rum escuro e emborcar a frigideira na direcção da chama (se usar fogão a gás). Avisar outros q estejam por perto antes de o fazer e aplicar o maior cuidado. Ter por perto uma tampa larga em caso de emergência.

Quanto q flambé estiver apagado, servir de imediato com uma bola de gelado de baunilha francesa.

Bon Apetit!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tarte de Limão

Lemon Curd (recheio)
100ml de sumo de limão
200g de açúcar
100g de manteiga
raspa de 2 limões
1-2 gotas de corante alimentar amarelo (opcional)
3 ovos
Numa caçarola levar ao lume o sumo de limão, a raspa, o açúcar, a manteiga e o corante (opcional), até derreter o açúcar e iniciar a fervura. Desligar.


Bater, à parte, os ovos e juntar lentamente, através de um passador fino, à mistura anterior ligeiramente arrefecida. Mexer bem, levar novamente ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Cozinhar durante uns 5min. ou até que o creme se agarre às costas da colher de pau, isto é, ganhe ponto.

Encher frascos esterilizados, e guardar no frigorífico.
Rende 500ml.





Para a massa da base:

2 ovos
200g de açúcar
1 colher (sopa) de raspa de laranja ou limão
150g de farinha
1 colher (chá) de fermento químico
125ml de sumo de laranja
30g de margarina ou manteiga

Com a batedeira em alta velocidade bater os ovos durante 4min.. Depois reduzir para velocidade média e acrescentar gradualmente o açúcar e as raspas.
Numa tigela à parte misturar a farinha com o fermento e juntar à massa anterior, batendo em velocidade baixa até estar misturado. Aquecer o sumo de laranja e derreter nele a margarina. Juntar à mistura anterior.

Untar ou passar spray numa forma, tipo como a do olo de Ouro da receita Vaqueiro, encher a 3/4 (a restante massa pode ser assada numa forma pequena) e levar ao forno a 180ºC, cerca de 20-25min. ou até o palito sair seco.

Desenformar num prato.
Rechear o bolo com o lemon curd, polvilhar com noz moscada ou canela e levar ao frigorífico até servir.

A versão americana, é feita com massa quebrada, coze em forma normal de tarte, e apresenta-se coberta com merengue. Ambas versões são óptimas mas eu prefiro a americana :)


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Frango à Espanhola


Ingredientes:

Tempere o frango
1 lata de molho pronto
1 lata de vinho branco
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
pimenta a gosto
1/2kg de batatas em rodelas
2 cebolas cortadas em rodelas
3 pimentões vermelhos em rodelas
2 colheres (sopa) de margarina
250g de linguiça calabresa


Preparação:

Unte um refratário com óleo, coloque primeiro o frango e em cima meia lata do molho, vinho, sal, açúcar, uma camada de cebolas, 1 camada de linguiças, o resto do molho e cubra com o pimentão. Coloque com margarina por cima e leve ao forno.

Receita de Raquel Pardal

Como tirar a casca ao Tomate

Sugestão de Regina Cardoso

Molho de Folhas de Bergamota


BERGAMOTA ,MONARDA OU BÁLSAMO-DAS-ABELHASEsta planta é oriunda/nativa da América do Norte.
As folhas jovens podem ser usadas,com parcimónia,em saladas ou adicionadas em recheios ou em receitas que peçam hortelã-verde.
As flores,quer frescas quer cristalizadas ,fazem uma guarnição colorida e aromática.
Deixo aqui uma receita com folhas de Bergamota para carnes de porco:

MOLHO DE FOLHAS DE BERGAMOTA(cêrca de 2,5 litros)
Manteiga -3 colheres de sopa
Cebola média finamente picada -1
Caldo de galinha-2,5 dl
Farinha-1 colher de sopa
Sumo de limão-1 colher de sopa
Folhas frescas de Bergamota picadinhas-1 colher de sopa
Sal e pimenta(moída na ocasião) a gosto
Derreter a manteiga numa caçarola,juntar a cebola e deixar alourar.
Adicionar a farinha,mexer com uma colher para misturar os ingredientes sem grumos por 2 minutos.
Gradualmente, ir juntando o caldo de galinha e deixar cozinhar até o molho ficar macio e espesso .
Adicionar o sumo de limão e os temperos,mexendo.
Está na altura de juntar o picadinho das folhas de bergamota que cozerá em lume brando durante 2 minutos
Colocar em molheira e servir de imediato com carne de porco(assada/grelhada)
 
Receita de Regina Cardoso

Tarte de Natas com Coulis de Frutos Silvestres

Ingredientes:
1 pacote de bolacha maria
125gr de manteiga sem sal
1 lata de leite condensado
4 folhas de gelatina
200ml de natas
250 gr de frutos silvestres congelados
75 ml de água
100gr de açúcar

Preparação:
Começe por ralar a bolacha maria no robot de cozinha, juntando a manteiga amolecida até formar uma massa. Forre uma tarteira de fundo amovível ou uma forma de mola com este preparado, e leve ao frigorífico a prender.
Entretanto vá preparando o creme de natas. Junte a as natas com o leite condensado e misture. Leve a demolhar em água fria as folhas de gelatina, e depois derreta-as com um pouco de água fervente. Junte depois à gelatina a mistura de natas e de leite condensado (junte sempre a mistura à gelatina e não a gelatina à mistura!) mexa bem e coloque sobre a base de bolacha previamente preparada. Leve ao frigorífico de um dia para o outro ou até prender.
Prepare o coulis de frutos silvestres. Leve ao lume um tacho com o açúcar e a água até formar um xarope. Junte os frutos ainda congelados e deixe ferver até ficar com a consistência de um doce e os frutos estarem cozinhados. Se não gostarar de ter os frutos inteiros, pode passar a mistura com a varinha mágica.
Para servir, desenforme a tarte e sirva com o molho ao lado, de modo a que cada um se sirva da quantidade de coulis desejada.

Receita de Raquel Pardal

Caldeirada Rica


                                                                             Caldeirada Rica para quatro pessoas                               Tempo de preparação: 30 minutos
Ingredientes: - 1 pargo médio- 3 postas de cação- 8 sardinhas- 200 g de camarão- 200 g de mexilhão com casca- 200 g de amêijoa com casca- 800 g de batatas- 200 g de tomate- 2 cebolas- 2 dentes de alho- 2 pimentos vermelhos- 0,5 dl de azeite- 0,5 dl de vinho branco- 1 ramo de coentros- Sal e pimenta q.b.

Preparação: Descasque as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em rodelas e lamine os alhos. Descasque as batatas, lave-as e corte-as às rodelas. Corte os pimentos e o tomate. Lave os coentros e pique-os. Coloque o azeite num tacho e faça camadas alternadas com todos os ingredientes, incluindo o cação e o pargo cortados aos pedaços e as sardinhas inteiras. Ao mesmo tempo que faz as camadas, tempere com sal, pimenta e vinho branco

Receita de Raquel Pardal

Fermentos

Há 3 tipos de fermentos:

FRESCO- é um organismo vivo (usar enquanto fresco. Pode ser colocado no frigorifíco por 8 dias. Se "acastanhar", deitar fora, visto estar estragado)
SECO- necessita de ser reconstruído com água e açúcar (se estiver bom, faz espuma. Se isso não acontecer, não usar porque a massa não crescerá)
PÓ- Juntar apenas com a farinha, depois acrescente o líquido (Para este tipo de fermento, a massa deve ser deixada a crescer à temperatura constante de 35/37 graus)
:::::::::::::::::::
FERMENTO DE PADEIRO- Só se devem usar pequenas quantidades deste agente levedante.
O calor e a humidade produzidos durante a cozedura provocam rapidamente a libertação de dióxido de carbono, que faz a massa crescer

Elucida-nos Regina Cardoso

Bacalhau com Piperade

Ingredientes:
6 pimentos vermelhos
4 tomates maduros
200 g de migas de bacalhau
2 cebolas
2 dentes de alho
6 colheres de sopa de azeite.
3 ovos

Preparação:
Colocam-se de molho as migas de bacalhau durante 4 horas mais ou menos, escorrem-se bem e reservam-se.

Cortam-se os pimentos em tiras finas. Descascam-se e esmagam-se os tomates. Descascam-se as cebolas e os alhos e picam-se. Numa caçarola de barro aquece-se o azeite e fritam-se nele os pimentos.

Acrescentam-se os tomates, as cebolas e o alho e deixa-se cozer a fogo lento até que as verduras estejam tenras.

Incorpora-se então o bacalhau e deixa-se apurar. Batem-se os ovos, deitam-se sobre a "piperade" e sobe-se o lume.

Quando estiverem coalhados, coloca-se numa travessa e serve-se com fatias de pão torrado.

Receita de Raquel Pardal

Tarte de Ruibarbo


Ingredientes

1 base para tarte( se for crua, assar no forno, normalmente)
750gr de ruibarbo( talos e não descascar!)
1 embalagem de gelatina transparente
150gr de açúcar pilé
250ml da calda da cozedura do ruibarbo

Recheio:
Lavar, secar e cortar os talos em pedaços de 2cm+/-.
Polvilhar com o açúcar e logo que estes produzam uma calda ,levá-los ao lume num tacho e deixar cozer em lume brando até ficar tenro,mas não desfeito:
Deixar arrefecer um pouco e coe sem se esquecer de retirar e guardar a calda referida.
Faça a gelatina com essa calda, seguindo as indicações da embalagem da mesma.Rectificar o açúcar.
Dispor o ruibarbo como entender,na base de tarte e cobrir com a gelatina

Receita de Regina Cardoso

Empada de Atum

Ingredientes:
base/tarte:
350grs de farinha
2dl de vinho branco
1 ovo, 100grs de banha.

Recheio:pimentos [vermelhos & amarelos]
200grs de atum escorrido, azeitonas pretas, 1 malagueta, 2 cebolas medias, 3 dentes de alhos, 3 folhas de louro.

Preparação:
Numa bacia, misturar a farinha e banha. Adicionar o vinho e ovo, misturar bem ate obter uma massa elastica. Deixar repousar 30 minutos.
Para o recheio; numa frigideira cortar as cebolas em meias luas, os pimentos os alhos com a malagueta e o louro. Deixar refogar tudo juntamente com o azeite.

Receita de Raquel Pardal

Pudim de Couve-Flor

Couve-flor -1 grandinha(Lavada,arranjada​,cortada e cozida)
Farinha de trigo-2 colhs. de sopa(bem medidas)
Leite-2,5 dl.
Manteiga-1 colher de sopa
Ovos-3 (inteiros e bem batidos)
Sal-qb.
Pimenta-qb.

Coze-se normalmente a couve em água e sal a gosto
Depois de cozida, põe-se a escorrer, e esmaga-se num passador(retirar o resto da água).
Levam-se ao lume ,numa caçarola, a farinha e a manteiga, a que depois de bem ligadas, mexidas com uma colher, se junta o leite aos poucos para não formar grumos, não deixando de mexer até ferver 5 minutos.
Tempera-se com pimenta e rectifica-se o sal.
Deixa-se arrefecer e só depois se junta a couve esmagada e os ovos.
Numa forma untada com manteiga ou margarina, deita-se-lhe dentro a massa e leva-se ao forno pré-aquecido.
Depois de cozido, desenforma-se, cobre​-se com um molho conforme o prato que acompanhar for de carne ou de peixe.

Receita de Regina Cardoso

Sumo de Uva

SUMO DE UVAS
É diurético,refrescante,comb​ate o reumatismo e a obesidade
É excelente remédio para anémicos e eficaz nas irritações da pele.
Nos dias de calor,é muito apreciado e pode substituir outras bebidas
A seguinte composição é excelente: três quartos de sumo de uva e um quarto de sumo de tangerinas, gelo picado....
 
Receita de Regina Cardoso

It's Probably Me


DJ Isabel Artoholik

Sumo de Laranja e Limão

Dois terços de sumo de laranja + um terço de sumo de limão+ adoçante à escolha+ gelo picado+ umas folhinhas de hortelã pimenta.Um gostoso e útil sumo para os dias quentes de Verão. É composição natural, de óptimos efeitos contra o reumatismo,constipações, dores de garganta e.....para quem queira emagrecer de forma natural, sem stresses, sem químicos, sem esforços de maior
Receita de Regina Cardoso

Massinha de Corvina

Ingredientes para 3 pessoas:
200 g de amêijoa
2 postas (de cozer) de corvina
 2 dentes de alho
  ½ pimento verde e ½ pimento vermelho
1 folha de louro
1 tomate maduro
100 g de massa (cotovelos médios)
1 ramo de coentros

Cozem-se 2 postas de corvina em água com sal. Reservar. Retirar as espinhas do peixe. Num tacho refoga-se uma cebola em azeite puro, bem picadinha. Quando começar a alourar junta-se o alho para dar sabor e não queimar. Por fim, o tomate cortado aos cubos, o pimento verde e vermelho cortado às tiras e o louro.Deixa-se refogar 5 a 10 minutos em lume brando.Junta-se a água de cozer, o peixe e os cotovelos. Coze 8 minutos. Junta-se a amêijoa e os coentros inteiros e coze mais um pouco, 2/3 minutos.Servir quente (gosto da massa aguada).

Receita de João Trolha

Creme de Mandioca

Ingredientes

Mandioca descascada em cubos (deixá-la coberta com água)
150g bacon
150g linguiça calabresa
1 cebola
3 dentes de alho
Pimenta-do-reino (a gosto)
Sal (a gosto)

Modo de preparo

Bata a mandioca no liquidificador ou com um mixer até ficar bem liquida.
Pegue o bacon e tire a pele. Para tirá-la, bata com uma faca na peça e retire a camada de gordura. Corte aproximadamente 150 gramas de bacon.
Coloque o bacon na panela e deixe refogar. Acrescente a linguiça calabresa e a cebola. Deixe refogar. Coloque alho e depois acrescente a mandioca. Enquanto for cozinhando, acrescente água quando necessário. Quando o caldo estiver transparente, acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe pegar o sabor. Sirva quente.
Dicas: este caldo também pode levar creme de leite ou requeijão cremoso.

Receita do Chef Renato Lobato cedida por Maria Odete

Creme de Cheddar com Alho Francês

IngredientesUsar a parte clara de um alho frances (retirar as folhas)
4 colheres de sopa de azeite
1 pote de queijo cheddar
1 tablete de caldo de frango
1 cebola
Meio litro de água

Modo de preparação
Corte o alho-porá em tiras finas e retire as folhas. Corte uma cebola também em tiras finas. Em uma panela, acrescente quatro colheres de sopa de azeite, deixe esquentar e acrescente a cebola e o alho-poró. Depois disso, mexa até refogar e murchar o alho. Tempere com pimenta-do-reino e acrescente um tablete de caldo de frango.
Acrescente meio litro de água e depois um pote de queijo cheddar. Misture e deixe ferver para engrossar. Sirva quente. Bom apetite.
Dicas: este caldo pode ser usado como molho para macarrão ou até mesmo para temperar um frango grelhado.

Receita do Chef Renato Lobato cedida por Maria Odete

Campari Orange

Campari Orange - é a minha bebida de eleição em dias quentes. Curiosamente, a coloração do Campari (carmine) obtém-se do extracto dos pulgões q vivem em cactos...
 
Sugestão de Isabel Artoholik

Batatas à Moda da Luzia

Batatas cozidas com a pele(de acordo com o nº de pessoas)
Polme de ovo e farinha - Qb.
Cenoura em picles (picadinhas) - Qb.
Salsa - Qb.
Sal - Qb.
Quejo ralado- Qb.
Depois de cozidas e descascadas as batatas, cortá-las em fatias grossinhas.
Passar,estas, pelo polme onde se misturou: cenoura em picles+ salsa picadinha e uma pitada de sal
Fritar em óleo até ficarem coradinhas
Ainda quentes, deitar por cima ,o queijo ralado e servir em tavessa aquecida.

Receita de Regina Cardoso

Pimenta Dedo de Moça ( Brasil )

Pimenta Dedo de Moça, talvez a nossa Malagueta
( mencionada da receita caldo de moranga com músculo)

As pimentas do gênero Capsicum, o mesmo do pimentão, são originárias das regiões tropicais da América Latina. Pertencem à família das solanáceas, como o tomate, o jiló e a berinjela. Há muitas espécies e variedades, com diferentes formas, cores e grau de pungência (ardor). No Brasil, elas eram os principais tempero...s utilizados pelos indígenas antes da chegada dos descobridores portugueses. Atualmente, entre as cultivadas no país, destacam-se a malagueta, a cumari, a cambuci, a doce e a dedo-de-moça (Capsicum baccatum), também conhecida como chifre-de-veado, mais plantada nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Os frutos têm 7 a 7,5 centímetros de comprimento, mas existem variedades maiores, como a sertãozinho e a rabo-de-gato, e menores, entre elas a miúda. Todas são vermelhas quando maduras e ardidas, mas não tanto quanto a malagueta, que é menor, mais fina e de cor menos intensa. O ardor é produzido pela capsaicina, substância usada em medicamentos contra o reumatismo, presente em especial nas membranas e sementes, mas também na polpa. É a capsaicina que sensibiliza as glândulas salivares e estimula o apetite. A dedo-de-moça também pode ser comprada seca e esmigalhada, quando recebe o nome de calabresa, ou em misturas em pó, chamadas caiena. Fresca, confere sabor e perfume em molhos e geléias. Indispensável nos pratos tailandeses e baianos, requer cuidado no uso. O excesso pode estragar uma refeição.

Explicação dada por Maria Odete

Regina Cardoso acrescentou :
Cá, em Portugal, só se chama pimenta à pimenta do reino, pimenta-rosa, pimenta​ de caena .
A estas chamamos malaguetas, piri-piri(Moçam​bique) ou gindungo(Angola) (às mais pequenitas). Pelo menos é o que sei.Não sou versada nestas...
Por iss...o, fiquei encantada com a sua informação. Tenho visto algumas mexicanas e indianas (feitios e cores diferentes).Aliás, na natureza, o vermelho significa: perigo,veneno,toxicidade..​..tirando raras excepções).
As sementes é que são mais picantes/ardidas que o fruto ,em si...

Puré de Tremoços com Sonhos de Abóbora Recheados

Reduzir a puré 350 gr de tremoços sem cascas (para facilitar a saida das cascas, basta dar um golpe e pressionar levemente Cuidado para que não saiam como um tiro e caiam ao chão).

Misturar-lhe:

Um bom fio de azeite de boa qualidade,
2 colherzinhas de picles picadinhos ou alcaparras
2 colherzinhas de cebolinho(cru) picadinhos

Nos sonhos de abóbora (há uma receita no Blog) fazer um golpe numa das pontas que irá rechear com o seu recheio favorito de peixe ou carne

Receita de Regina Cardoso

Caldo de (abóbora) Moranga com Musculo ( Minas-Brasil )


Ingredientes
5 colheres de chá de óleo
10 dentes de alho amassado (lembrando que é sem sal o alho)
1 cebola média picada em cubinhos
2 pimentas dedo de moça (procurar aqui no blog o que são )
1 pitada de pimenta calabresa
Sal a gosto
1 ½ kg de músculo cozido e desfiado (pode ser usado também charque, carne de sol ou frango desfiado)
½ litro do caldo da carne
200 g de bacon bem frito
Cheiro verde a gosto
300 g de requeijão cremoso
2 morangas médias cozidas
2 morangas grandes que servem como recipiente para servir o caldo

Preparação

Bata a moranga com o caldo da carne no liquidificador até ficar bem homogêneo. Se o caldo da carne não der para bater toda a moranga, pode acrescentar um pouco de água.
Numa panela, refogue primeiro os temperos: junte o óleo, o alho, a pimenta dedo de moça. Assim que o alho estiver um pouco dourado, acrescente a cebola. Depois, despeje a carne e o caldo da moranga. Finalize com sal a gosto e uma pitada bem farta de pimenta calabresa.
Quando o caldo já estiver cozido já está pronto para colocar na moranga. Para a montagem, coloque uma camada de caldo, uma camada de requeijão e outra de caldo. Por último, salpique o bacon e o cheiro verde.
De: Terra de Minas/ Globominas
Receita cedida por Maria Odete

Torradas com Ovos Estrelados


 Fatias (grossinhas de modo a fazer-se um buraco para "instalar" o ovo estrelado) de pão de forma,de acordo com os comensais e a fome de cada um.
Fazer torradas, esfregar dente de alho em cada uma e barrar com manteiga ou regar com um fiozinho de azeite
Fazer ovos estrelados de acordo com o nº de torradas
Colocar cada ovo no buraco feito naquelas
Temperar com sal pimenta e oregãos.
Acompanhar com uma salada de rúcula e tomate-cereja amarelo, temperado com um simples fio de azeite e vinagre de vinho branco

Sugestão para pequeno almoço de Regina Cardoso

Pão de Forma Recheado


1 pão de forma (sem côdea ,cortado em três partes e no sentido do comprimento)

Recheio

Atum + alcaparras + maionese + tomate aos bocados (sem casca nem sementes) + pimentos morrones (aos bocadinhos) + queijo parmesão ralado, batata-palha
Misturar bem todos os ingredientes e colocar entre as fatias de modo a "montar" de novo o pão de forma . Por fora, barrar com mostarda só para "segurar" o queijo parmesão ralado.
Enfeitar a gosto.

Receita de Regina Cardoso

À conversa em várias Linguas...

PATO ASSADO COM LARANJA E ARROZ DE AÇAFRÃO E CENOURA
Este prato é tão banal que toda a gente conhece as suas receitas....
Assim, vou "conversar" sobre patos:
Um professor(Sauvageot) da Escola de Línguas de Paris disse:
"A expressão sonora que cada língua procurou para se exprimir é que varia consoante o processo linguístico"....
Vejamos o que se passa com os patos:
Em Portugal, parece-nos que eles "dizem" "Quá-Quá, mas noutros países não será assim pois, por este mundo fora, muitas outras serão as notas musicais destas aves:
Alemanha-gack-gack; gick-gi​ck; pack-pack; quack-quack.
Dinamarca-rap-rap
França- coin-coin(devido ao som anasalado)
Hungria- hap-hap
Inglaterra- quack-quack
Itália-qua-qua
Roménia-mac-mac
Rússia-Kriac kriac.
...e julgamos nós poder imitar a natureza!
 
Ensina-nos Regina Cardoso

Arroz Colorido de Açafrão

Ingredientes:

1 cebola
2 dentes de alho
azeite
chouriço
300 gramas de arroz
1 colher (de chá) de açafrão
7 dl de água a ferver
1 pimento vermelho
delícias do mar
150 gramas de ervilhas congeladas
sal q.b.

Confecção:

Pica-se a cebola e os alhos e refoga-se no azeite. Adiciona-se
o chouriço cortado às rodelas e deixa-se cozinhar durante uns 3 minutos.
Retira-se o chouriço e adiciona-se o arroz, o açafrão, o pimento picadinho, as
ervilhas e junta-se a água a ferver, tempera-se com o sal e fica em lume brando
até o arroz ficar cozido.
Assim que o arroz cozer junte-lhe as delícias do mar cortadas
às rodelas e o chouriço, e leve ao forno num pirex durante 10 minutos.

 in Delicias e Companhia

Sugestões:
 Regina Jordão: Por mim substituia as delicias por gambas o sapateira ou santola
Regina Cardoso: Lulas e Ameijoas

Uma Casa Portuguesa


DJ Pedro Ferreira

Matança do Porco


DJ Pedro Ferreira

Poesia à Mesa


DJ Pedro Ferreira

terça-feira, 12 de julho de 2011

Abóbora amarela recheada


Abrir uma tampa e retirar as pevides e fios (1 por pessoa)

Recheia-se com sobras de comida -
Arroz branco ou outro
Carnes guisadas desfiadas
Azeite qb.
Feijão verde, cortado aos bocados e sem fios, cozido
Juntar todos os ingredientes num recipiente e misturar.
Rectificar o sal.
Rechear as abóborinhas,tapar e levar ao forno,num tabuleiro

Receita cedida por Regina Cardoso


Doce de Ovos



250 gr de
açúcar
6 gemas
1 claras
2,5 dl de
água





Leva-se o açúcar com a água ao lume a fazer ponto de pérola e deixa-se arrefecer.

Batem-se as gemas com a clara e vão-se deitando colheradas de calda para dentro dos ovos batidos. Leva-se novamente ao lume a engrossar sem deixar
ferver. Na ocasião de servir mistura-se ao doce uma colher de chá de água,
mexendo bem até ficar incorporada.

in Portugal Roteiro Gastronómico
receita cedida por Regina O. Jordão

Galantine de Galinha (simples)


  • 1 galinha
  • 2 folhas de louro verde (inteiras)
  • folhas de aipo
  • 1 aipo cortado em bocadinhos pequenos
  • azeitonas sem caroço q.b.
  • cebolinho inteiro (+- 2)
  • salsa picada
  • tominho picado
  • estragão picado
  • 1/2 folha de gelatina simples
  • 1 cálice de Armagnac
  • sal & pimenta



Faz-se uma 'boneca' com o louro, as folhas de aipo e o cebolinho.
Põe-se a galinha a cozer numa panela com a boneca de ervas e os temperos. A água deve ser o suficiente para cobrir a galinha. Depois de cozida, arranja-se a galinha, removendo os ossos e as peles. Voltam a colocar-se os ossos e as peles para o tacho onde está a água q cozeu a galinha. Levantar fervura. Passar este liquido por um passador e colocá-lo noutro tacho. Juntar a gelatina a este liquido. Desfazer levantando fervura.

Cortar a galinha em bocados de tamanho desejado. (Pode misturar carne de vitela ou de caça cozida). Adicionar ao caldo as carnes com a salsa picada, as azeitonas, o tomilho e o estragão.
Rectificar os temperos. Adicionar o Armagnac e levantar fervura novamente, baixar o lume e apurar até o caldo ficar com consistência de clara de ovo.

Deitar tudo numa forma de bolo inglês em se pode fazer um 'arranjo' decorativo com legumes.
O aspecto final depende da criatividade de cada um. Pode inclusivé criar 'camadas' com patés.

As galantines variam em forma e conteúdo conforme o gosto de cada um. Pode fazer-se com pato, salmão, carne de porco, carnes de caça, etc... As 'terrinas' de salmão, ficam mto bem servidas com caviar.

Colocar no frigorifico durante a noite. Desenformar no dia seguinte.

Servir como entrada com tostas várias e um bom champagne ou espumante seco.

sábado, 9 de julho de 2011

Pasta rápida com Pimentos


Um 'truque' diferente para um sabor de verão.
Em lugar do habitual tomate, experimente saltear em azeite e alho, pimentos vermelhos assados e cortados em tiras. Juntar uma mão cheia das suas ervinhas preferidas frescas (oregãos, tomilho, manjericão, coentros, etc...), sal, e mexer ligeiramente. retirar do lume e deitar por cim da sua 'pasta' preferida. Óptimo e fácil para uma refeição saudável e ligeira :)

Sopa Cremosa com Laranja e Manjericão

Pode ser servida fria ou quente, sabe sempre bem.
E apesar de ser apenas um creme de cenoura, a laranja e o manjericão dão-lhe um sabor surpreendente. Torna-se engraçado tentar que quem a coma adivinhe o ingrediente mistério: laranja – ninguém adivinha!
3 cenouras 2 batatas ou couve-flor, 1 cebola, 1 dente de alho, 1/2 alho porró (francês em Portugal), 1 nabo, Sumo de 1 laranja, Água, Manjericão fresco (6 folhinhas), Sal, Azeite. Lavar os legumes e colocar em pedaços numa panela com água até 2 dedos abaixo dos legumes. Cozer durante mais ou menos 30 minutos, até os legumes se apresentarem macios. Junte o manjericão, o azeite e o sal e triture. Rectifique a quantidade de água e sal, acertando a consistência da sopa a seu gosto.

in Rainhas do Lar

Receita cedida por Regina O. Jordão