quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pimenta Dedo de Moça ( Brasil )

Pimenta Dedo de Moça, talvez a nossa Malagueta
( mencionada da receita caldo de moranga com músculo)

As pimentas do gênero Capsicum, o mesmo do pimentão, são originárias das regiões tropicais da América Latina. Pertencem à família das solanáceas, como o tomate, o jiló e a berinjela. Há muitas espécies e variedades, com diferentes formas, cores e grau de pungência (ardor). No Brasil, elas eram os principais tempero...s utilizados pelos indígenas antes da chegada dos descobridores portugueses. Atualmente, entre as cultivadas no país, destacam-se a malagueta, a cumari, a cambuci, a doce e a dedo-de-moça (Capsicum baccatum), também conhecida como chifre-de-veado, mais plantada nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás. Os frutos têm 7 a 7,5 centímetros de comprimento, mas existem variedades maiores, como a sertãozinho e a rabo-de-gato, e menores, entre elas a miúda. Todas são vermelhas quando maduras e ardidas, mas não tanto quanto a malagueta, que é menor, mais fina e de cor menos intensa. O ardor é produzido pela capsaicina, substância usada em medicamentos contra o reumatismo, presente em especial nas membranas e sementes, mas também na polpa. É a capsaicina que sensibiliza as glândulas salivares e estimula o apetite. A dedo-de-moça também pode ser comprada seca e esmigalhada, quando recebe o nome de calabresa, ou em misturas em pó, chamadas caiena. Fresca, confere sabor e perfume em molhos e geléias. Indispensável nos pratos tailandeses e baianos, requer cuidado no uso. O excesso pode estragar uma refeição.

Explicação dada por Maria Odete

Regina Cardoso acrescentou :
Cá, em Portugal, só se chama pimenta à pimenta do reino, pimenta-rosa, pimenta​ de caena .
A estas chamamos malaguetas, piri-piri(Moçam​bique) ou gindungo(Angola) (às mais pequenitas). Pelo menos é o que sei.Não sou versada nestas...
Por iss...o, fiquei encantada com a sua informação. Tenho visto algumas mexicanas e indianas (feitios e cores diferentes).Aliás, na natureza, o vermelho significa: perigo,veneno,toxicidade..​..tirando raras excepções).
As sementes é que são mais picantes/ardidas que o fruto ,em si...

1 comentário:

Kuka disse...

Obrigada pela postagem! Muito útil