quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tarte de Limão

Lemon Curd (recheio)
100ml de sumo de limão
200g de açúcar
100g de manteiga
raspa de 2 limões
1-2 gotas de corante alimentar amarelo (opcional)
3 ovos
Numa caçarola levar ao lume o sumo de limão, a raspa, o açúcar, a manteiga e o corante (opcional), até derreter o açúcar e iniciar a fervura. Desligar.


Bater, à parte, os ovos e juntar lentamente, através de um passador fino, à mistura anterior ligeiramente arrefecida. Mexer bem, levar novamente ao lume, mexendo sempre, até levantar fervura. Cozinhar durante uns 5min. ou até que o creme se agarre às costas da colher de pau, isto é, ganhe ponto.

Encher frascos esterilizados, e guardar no frigorífico.
Rende 500ml.





Para a massa da base:

2 ovos
200g de açúcar
1 colher (sopa) de raspa de laranja ou limão
150g de farinha
1 colher (chá) de fermento químico
125ml de sumo de laranja
30g de margarina ou manteiga

Com a batedeira em alta velocidade bater os ovos durante 4min.. Depois reduzir para velocidade média e acrescentar gradualmente o açúcar e as raspas.
Numa tigela à parte misturar a farinha com o fermento e juntar à massa anterior, batendo em velocidade baixa até estar misturado. Aquecer o sumo de laranja e derreter nele a margarina. Juntar à mistura anterior.

Untar ou passar spray numa forma, tipo como a do olo de Ouro da receita Vaqueiro, encher a 3/4 (a restante massa pode ser assada numa forma pequena) e levar ao forno a 180ºC, cerca de 20-25min. ou até o palito sair seco.

Desenformar num prato.
Rechear o bolo com o lemon curd, polvilhar com noz moscada ou canela e levar ao frigorífico até servir.

A versão americana, é feita com massa quebrada, coze em forma normal de tarte, e apresenta-se coberta com merengue. Ambas versões são óptimas mas eu prefiro a americana :)


Sem comentários: