sábado, 6 de agosto de 2011

Arroz de Serrabulho (Portal de Ponte de Lima)


1/2 kg de carne de vaca (ganso redondo); 1/2 kg galinha gorda; 1/2 kg de costeletas de porco frescas; 1 osso de assuão fresco; 150 g de chouriço de carne (caseiro); 1/2 coração de porco; 1/4 kg. de bofe de porco; 1 kg de arroz; 1/4 de litro de sangue de porco (ao que se junta um pouquinho de vinagre para não coagular). Mãos à obra.
Num tacho, põem-se as carnes todas a ferver em 3 litros aproximadamente de água fria, juntam-se um pouco de louro, cravinho, noz moscada, sal e pimenta. Deixam-se cozer as carnes muito bem, retirando a espuma que se forma na superfície. Logo que as carnes estejam bem cozidas, retira-se tudo do lume.
As carnes depois de arrefecidas são desfiadas.
À calda de cozer as carnes, depois de rectificados os temperos, é retirada a gordura que porventura esteja a mais, leva-a novamente ao lume e deixa-se levantar fervura, tendo já acrescentado a água necessária.Junta-se o arroz. Quando estiver meio cozido, juntam-se as carnes desfiadas e o sangue liquefeito. Rectificam-se temperos e deixa-se ferver até o arroz estar cozido completamente. Juntam-se-lhe, então, sumo de limão, cravinho e cominhos em pó.
Serve-se de imediato.

Em travessa à parte vão os rojões e as frituras de belouras, chouriça de verde e tripa enfarinhada. Os rojões levam também batata loura, cortada em cubos. As travessas vão guarnecidas com limão às rodas e salsa em ramo.

Receita cedida por Guilhermina Rodrigues

Sem comentários: