quarta-feira, 20 de abril de 2011

Batatas Doces é o tema!


Dependendo da variedade, entre as cerca de 400 disponíveis, a pele e polpa da batata doce pode variar numa gama de branco, amarelo, laranja, rosa e roxo, apesar das cores branco e amarelo ou laranja serem as mais comuns. Por vezes este legume adquire a forma clássica da batata, curta e arredondada, e por vezes adquire uma forma mais alongada e cónica.

A intensidade da cor está directamente relacionada com o índice de beta-caroteno que possui. O beta-caroteno, mais presente na variedade amarela ou cor de laranja, é utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A, sendo por isso denominado de “provitamínico A”. As variedades com polpa rosa ou roxa, por outro lado, são uma boa fonte de antocianinas e têm a mais alta taxa de antioxidantes entre todas as espécies. Num estudo efectuado para esse efeito, a actividade antioxidante da batata doce de cor roxa foi 3,2 vezes superior ao do mirtilo. Curiosamente, a actividade antioxidante na pele da batata doce, independentemente da sua cor, é três vezes mais elevada do que na polpa.

As batatas doces são agrupadas em duas categorias diferentes, dependendo da textura que têm quando cozinhadas: algumas são firmes e secas, enquanto que outras são suaves e húmidas. Em ambos os tipos o sabor é doce e amiláceo.

A batata doce pertence à família das Convolvulaceae e o seu nome cientifico é Ipomoea Batatas.

www.alimentação saudável.org
exposição de Guilhermina Rodrigues

e a Regina Cardoso propõe:

Ricas em BETACAROTENO, vitamina C e B6,f olato e potássio.
Uma boa sugestão é assar. Depois de assadas (com a casca), dar um golpe para as rechear com resto que tenha em casa e não saiba o que fazer com eles. Pode pôr manteiga, maionese ou algum molho de carnes, Ketchup....

Sem comentários: