domingo, 17 de abril de 2011

Caldeirada de Cabrito


3 Kg de Cabrito
400 g de Bacon defumado
2 Pimentos Vermelhos (grandinhos)
3 Pimentos verdes (grandinhos)
1 Pimento amarelo (grandinhos)
4 Cebolas grandes
2 Kg de Batatas
400 g Tomates maduros
400 Cl vinho branco
4 Dentes de Alhos picados
Sal / Pimenta / Piri-piri / Louro / Salsa
40 Cl de Whisky e/ou aguardente
2 Limões grandes
1 Caldo de Carne

Corta-se o cabrito em pedaços depois de limpo e coloca-se num recipiente com o vinho branco, sal, pimenta, os limões espremidos e cortado às rodelas, louro, alhos picados, Piri-piri, Whisky e aguardente e fica assim de um dia para o outro a marinar.
No dia seguinte pega-se num tacho grande e vai-se colocando os ingredientes por camadas alternadas, sendo cebola cortada às rodelas, tomate maduro cortado aos pedaços, cenoura às rodelas largas com cerca de 1 cm, pimento vermelho cortado às tiras, pimento verde cortado às tiras, pimento amarelo cortado às tiras, salsa, louro, bacon cortado às tiras, e os bocados do cabrito e por cima as batatas cortadas aos bocados.

Repete-se, colocando de novo outra camada de cebolas cortadas às rodelas, o tomate, as cenouras, os pimentos, a salsa, o bacon e depois outra camada de cabrito e batatas. Repete-se esta operação até terminar o cabrito, mas sendo que a última camada deverá ser de batatas, cebolas, cenouras, pimentos, salsa e tomate e o piri-piri. Depois de terminado esta operação, deve-se regar com a totalidade do vinha-de-alhos em que teve a temperar o cabrito desde a véspera. Por fim coloca-se a tampa da panela e coloca-se ao lume, sempre depois de retocar o sal e os restantes temperos.

A caldeirada está pronta quando se picar com um garfo as batatas e estas tiverem cozidas.
Bom Apetite!...

Receita cedida por Raquel Pardal

Sem comentários: