sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Matança do Porco no Alentejo



"Vai uma festa em casa.
E agora a chama doira de glória o corpo do imolado.
Matou-se o porco. É bem singelo o drama, mas como o ser nos freme alvoraçado."


Antonio Sardinha

Com a chegada dos grandes frios, chega também a época da matança do porco por esse Alentejo fora.
A lua tem q estar em quarto crescente para a carne render.

Chega o entusiasmo desse dia.
Ainda a manhã vai gelada, quando o matador desfolha sobre a mesa o seu naipe de facas, cutelos, fuzis e machados que irá utilizar na operação de matança e desmancha do animal.
De entre os convivas escolhem-se aqueles que irão apanhar o bicho que de véspera foi separado, tendo este jejuado até de manhã. Quatro deles irão segurá-lo em cada uma das patas e um outro as orelhas, comandados pelo matador que entretanto afasta quem tenha pena do suíno, não vá o sangue coalhar!

O carrasco desfere então o golpe fatal que se quer rápido e certeiro, enquanto o sangue jorra para o alguidar, o bicho oscila em espasmos violentos na sua luta derradeira. (Assim me contam pois nunca quis ver, mas lembro-me de ouvir os gritos do bicho).
Não se diz 'coitado do bicho' durante este ritual pois a carne pode minguar.

Durante a queima, limpeza e raspagem, vão-se aceitando apostas relativas ao hipotético peso do animal, cujo acertante, se orgulha do olho que tem para estas coisas.
Já são horas de matar o outro bicho, que por estas bandas se afoga com copinhos de vinho licoroso e bolinhos secos servidos invariavelmente pela dona da casa.
A operação de abertura do porco é sempre um momento de alguma precisão, não vá a afiadíssima faca perfurar alguma tripa e deitar muito do trabalho a perder.

“Se queres ver o teu corpo, abre um porco”
diz um dos convivas, referindo-se ao provérbio que dá conta das semelhanças viscerais entre um e outro animal.

Enquanto o matador vai dando explicações técnicas à medida que o seu trabalho se desenrola, (e é sempre assim, engraçado) alguém com ar de entendido refere que no porco tudo se aproveita, para logo outro responder “eu no porco gosto de tudo, até da maneira como ele anda“ o que resulta em gargalhada geral.

É chegada a altura de retirar as tripas, operação esta, que requer alguma atenção de modo a que nenhuma se rebente. Depois de depositadas em grandes alguidares, serão posteriormente lavadas pelas mulheres da casa, de preferência numa ribeira ou barranco que leve corrente, para que depois sejam cheias com a carne do alguidar que resultará nos mais diversos tipos de enchidos que se hão-de curar suspensos em varapaus no fumeiro da enorme chaminé tradicional.

As “alandias” são as partes da cabeça do bicho preferidas do matador, que não se cansa de elogiar as suas faculdades gustativas, que depois de golpeadas e salgadas, são mandadas de imediato assar no lume entretanto preparado.

Aproxima-se a hora do almoço. Grande festa!! Com ela vem também a confraternização, razão senão principal, pelo menos importante, pela qual foi sacrificado o cevado.
Este é um ritual que se repete ano após ano por esses montes e aldeias fora, que apesar das ligeiras introduções técnicas, se tem mantido inalterável ao implacável relógio do tempo.
Com o sangue ainda fresco, faz-se o 'serrabulho', ou como se diz na nossa aldeia, 'serraburra'...lol
Há quem faça migas tb neste dia com os pedacinhos de lombo fritos.

O que eu gosto mesmo de ver são as mulheres que vão ajudar na matança lá em nossa casa, quando derretem as banhas p'ra torresmos nos enormes tachos de 'arame' ou cobre.
Os torresmos do rissol são o melhor q há, e quentinhos meu Deus, só por isso vale a pena matar o porco. Lembro-me tb do meu pai fazer uma banha cor de laranja com o colorau e com o pingo das carnes temperadas com a massa de pimentão.
Guardavam-se as carnes fritas em conserva dentro daquilo...

Mas o melhor de tudo era o cheirinho da carne de alguidar para os enchidos!!
E o meu pai era perito a fazer presuntos. Depois de preparados e fumados, conservava-os em aveia, o q permitia q a carne mantivesse sempre o seu sabor original, e mantinha a consistência. Quando os cortávamos estavam sempre cor-de-rosa com óptimo aspecto, independentemente do tempo em q ficavam guardados dentros das arcas de aveia. Dizia tb q a aveia evitava q a mosca entrasse na carne, coisa q acontecia mtas vezes a quem desconhece os preparos, e consequentemente resultava em carne estragada.

A minha avó só dava ordens... e a bagunça de tanta gente lá na cozinha do quintal obedecia :)

Mas a minha aldeia e as nossas tradições continuam iguais tal e qual como nesse tempo :)

Tenho lido que por razões sanitárias e a mando da União Europeia esta actividade que apesar de ilegal é de algum modo consentida, vai a breve trecho passar a ser verdadeiramente clandestina e fortemente punida por quem a praticar, o que quer dizer, que logo que estes senhores o entendam, darão uma forte machadada na nossa identidade e na maneira de estar no mundo de que tanto nos orgulhamos, condenando-nos assim, a uma normalização que me recuso a entender e a perfilhar.
Há coisas q não se perdem.

Sem comentários: