terça-feira, 5 de abril de 2011

Bifinhos de Perú panados com Arroz de Feijão


Primeiro, o arroz de feijão:

Ingredientes:

350ml de arroz carolino;
uma lata de feijão branco (peso escorrido: aprox. 500g);
massa de tomate (150ml);
1 cebola média, finamente picada;
azeite;
louro (2 folhas);
sal e pimentas preta e verde q.b.

Preparação:

Numa panela que não convém ser muito baixa, põe-se a cebola a dourar num fundo de azeite. Tempera-se com sal, pimenta em grão, moída na altura, e louro. Junta-se o arroz quando a cebola estiver dourada. Com o lume no mínimo, para o arroz não queimar, espera-se apenas o tempo necessário para que este fique um pouco mais transparente e junta-se-lhe então a massa de tomate. Mexe-se. Acrescentam-se 5 copos (ou seja, aprox. 1 litro) de água, calmamente, e quando o arroz estiver quase cozido, junta-se-lhe o feijão e mistura-se tudo com uma colher de pau. Desliga-se o lume e tapa-se a panela, deixando o feijão acabar de cozer no vapor.

Enquanto o arroz de feijão coze, levam-se os bifinhos ao forno, dado que demoram mais ou menos o mesmo tempo a cozinhar.

Ingredientes:

500g de bife de peito de peru;
2 limões;
1 dente de alho, picado;
óleo de amendoim;
pão ralado;
gengibre em pó (1 colher de chá);
sal, malaguetas secas, pimenta preta, orégãos e colorau q.b.

Preparação:

Faz-se uma marinada com o sumo de limão, 3 colheres de sopa de óleo de amendoim, o alho picado, pimenta preta, gengibre, orégãos (1 colher de sopa), colorau e sal. Marinam-se os bifes por cerca de duas horas, nunca muito mais, para não ficarem demasiado intensos (com demasiado sabor a limão). Tiram-se da marinada, garantindo, contudo, que estão bem húmidos (bem impregnados), passam-se por pão ralado e põem-se num tabuleiro de ir ao forno com um fundo de óleo de amendoim (para não pegar). Polvilham-se com orégãos a gosto e vão ao forno a 250ºC durante 30minutos. Convém ir vigiando esta etapa da confecção, uma vez que os bifinhos podem demorar mais ou menos tempo a dourar, consoante a espessura.


Receita cedida por Topogigio Gigio

Sem comentários: